Descrição
Carlos Alberto de Mattos Ferreira
Doutor em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Mestre em Educação (UFRJ). Psicólogo. Psicomotricista. Psicanalista. Fonoaudiólogo. Bacharel em Comunicação Social. Atuou como professor titular e coordenou a pós-graduação em Psicomotricidade do IBMR (RJ) durante 25 anos. Atua com atendimento clínico há mais de 40 anos. Autor de inúmeros artigos e livros. Professor convidado de diversas IES. Membro titular da Associação Brasileira de Psicomotricidade. Membro analista da Escola de Psicanálise Corpo Freudiano (RJ).
Contato: cmattos57@globo.com
SUMÁRIO
Prefácio da segunda edição …………………………………………………………….. 15
Prefácio da primeira edição ……………………………………………………………. 19
Capítulo 1
A contribuição da atividade lúdica na construção do
pensamento e da linguagem, em uma perspectiva socio-histórica …………. 23
Carlos Alberto de Mattos Ferreira
Capítulo 2
As ideias de Vygotsky e os contextos de ensino …………………………………. 47
Ana Maria Heinsius
Capítulo 3
A psicogenética walloniana: alguns aspectos ……………………………………… 67
Angela Brêtas
Capítulo 4
Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem ………………………………….. 83
Rita Thompson
Capítulo 5
O “Saber-Fazer” com o brincar ……………………………………………………… 99
Ruth Helena Pinto Cohen
Capítulo 6
Educação: física ou psicomotora:
uma escolha para o ensino infantil ………………………………………………… 107
Simone Moraes dos Santos Pinheiro
Capítulo 7
A Psicomotricidade com bebês como uma intervenção precoce …………. 123
Rossana Pugliese
Capítulo 8
O papel do psicomotricista na interação das
brincadeiras entre pais e filhos ………………………………………………………. 135
Virgínia Maria Pereira da Rocha
Capítulo 9
Educação psicomotora com crianças de 0 a 3 anos …………………………… 157
Eugenio Lacerda e Osvaldo Luiz da Silva.
Capítulo 10
Educação psicomotora: uma experiência de abordagem
pela metodologia de projetos na educação infantil …………………………… 193
Irene Pougy
Capítulo 11
Uma reflexão sobre a atuação do
psicomotricista na educação infantil ………………………………………………. 207
Kelly Pinto
Capítulo 12
Criando e interagindo de múltiplas formas na educação infantil:
uma proposta de trabalho em educação psicomotora ……………………….. 221
Adriana Eiras Dias de Oliveira
Capítulo 13
Adolescência, um olhar sobre os significados
do desenvolvimento pessoal e social ………………………………………………. 259
Felipe Pitaro Ramos
Capítulo 14
A produção de novos sentidos na construção
do corpo individual e coletivo ………………………………………………………. 281
Marcia Barçante Ladvocat
Capítulo 15
Reflexões sobre o Autismo Infantil ……………………………………………….. 293
Anna Lucia Leão López
Capítulo 16
Envelhecimento e a ação fonoaudiológica de base
psicomotora com pacientes com doença de Alzheimer ……………………… 299
Cláudia Inês Oliveira Vianna
Capítulo 17
Gerontopsicomotricidade: corpo e mente
do sujeito idoso em ação a caminho da velhice ………………………………… 311
Arthur Moreira da Silva Neto e Vera Lucia Mattos Ferreira.
Capítulo 18
O ressentimento, o esquecimento e o riso:
as metamorfoses da memória dos idosos em uma perspectiva
nietzschiana e seus diálogos com a Psicomotricidade ………………………… 329
Cristie de Moraes Campello
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