Psicomotricidade da Educação Infantil à Gerontologia – Teoria e prática

R$102,00

ISBN 978-85-7854-499-7

Organizador: Carlos Alberto de Mattos Ferreira

Formato: 17x24cm

348 páginas

Ano de publicação: 2º edição – 2020

Resumo:

O presente livro, reeditado em segunda edição, inaugurou uma série de publicações em Psicomotricidade apresentando ao público da Educação e da Saúde um recorte significativo do campo de atuação nessas áreas. Desvinculado de compromissos com linhas teóricas específicas, proporcionou o encontro de diversos profissionais que atuam em múltiplas áreas da Psicomotricidade.

O eixo básico deste projeto buscou articular o olhar de alguns dos mais importantes autores que contribuíram com o corpo teórico e profissional  do campo psicomotor. O conjunto desta obra  aborda diversas atuações, desde o trabalho com bebês e a Educação Infantil até à Gerontologia. Teoria e prática se encontram neste livro, e os autores convidados estiveram vinculados, em algum nível, com os pioneiros cursos de graduação e pós-graduação em Psicomotricidade do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR-RJ

 

Categoria:

Descrição

Carlos Alberto de Mattos Ferreira

Doutor em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Mestre em Educação (UFRJ). Psicólogo. Psicomotricista. Psicanalista. Fonoaudiólogo. Bacharel em Comunicação Social. Atuou como professor titular e coordenou a pós-graduação em Psicomotricidade do IBMR (RJ) durante 25 anos. Atua com atendimento clínico há mais de 40 anos. Autor de inúmeros artigos e livros. Professor convidado de diversas IES. Membro titular da Associação Brasileira de Psicomotricidade. Membro analista da Escola de Psicanálise Corpo Freudiano (RJ).

Contato: cmattos57@globo.com

SUMÁRIO

Prefácio da segunda edição …………………………………………………………….. 15

Prefácio da primeira edição ……………………………………………………………. 19

 

        Capítulo 1

A contribuição da atividade lúdica na construção do
pensamento e da linguagem, em uma perspectiva socio-histórica …………. 23

Carlos Alberto de Mattos Ferreira

 

        Capítulo 2

As ideias de Vygotsky e os contextos de ensino …………………………………. 47

Ana Maria Heinsius

 

        Capítulo 3

A psicogenética walloniana: alguns aspectos ……………………………………… 67

Angela Brêtas

 

        Capítulo 4

Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem ………………………………….. 83

Rita Thompson

 

        Capítulo 5

O “Saber-Fazer” com o brincar ……………………………………………………… 99

Ruth Helena Pinto Cohen

 

        Capítulo 6

Educação: física ou psicomotora:
uma escolha para o ensino infantil ………………………………………………… 107

Simone Moraes dos Santos Pinheiro

 

        Capítulo 7

A Psicomotricidade com bebês como uma intervenção precoce …………. 123

Rossana Pugliese

 

Capítulo 8

O papel do psicomotricista na interação das
brincadeiras entre pais e filhos ………………………………………………………. 135

Virgínia Maria Pereira da Rocha

 

        Capítulo 9

Educação psicomotora com crianças de 0 a 3 anos …………………………… 157

Eugenio Lacerda e Osvaldo Luiz da Silva.

 

        Capítulo 10

Educação psicomotora: uma experiência de abordagem
pela metodologia de projetos na educação infantil …………………………… 193

Irene Pougy

 

        Capítulo 11

Uma reflexão sobre a atuação do
psicomotricista na educação infantil ………………………………………………. 207

Kelly Pinto

 

        Capítulo 12

Criando e interagindo de múltiplas formas na educação infantil:
uma proposta de trabalho em educação psicomotora ……………………….. 221

Adriana Eiras Dias de Oliveira

 

        Capítulo 13

Adolescência, um olhar sobre os significados
do desenvolvimento pessoal e social ………………………………………………. 259

Felipe Pitaro Ramos

 

        Capítulo 14

A produção de novos sentidos na construção
do corpo individual e coletivo ………………………………………………………. 281

Marcia Barçante Ladvocat

 

        Capítulo 15

Reflexões sobre o Autismo Infantil ……………………………………………….. 293

Anna Lucia Leão López

 

        Capítulo 16

Envelhecimento e a ação fonoaudiológica de base
psicomotora com pacientes com doença de Alzheimer ……………………… 299

Cláudia Inês Oliveira Vianna

 

        Capítulo 17

Gerontopsicomotricidade: corpo e mente
do sujeito idoso em ação a caminho da velhice ………………………………… 311

Arthur Moreira da Silva Neto e Vera Lucia Mattos Ferreira.

 

        Capítulo 18

O ressentimento, o esquecimento e o riso:
as metamorfoses da memória dos idosos em uma perspectiva
nietzschiana e seus diálogos com a Psicomotricidade ………………………… 329

Cristie de Moraes Campello     

Informação adicional

Peso 0,600 kg
Dimensões 17 × 24 × 4 cm

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