Descrição
Ângela Mathylde Soares
Neuropsicológa. Pedagoga. Psicopedagoga. Mestre, doutora e pós-doutora em Estudos psicanalíticos (Brasil – Estados Unidos – França). Mestre, doutora e pós-doutora em Neurociências (EUA). Diretora do Grupo de Investigação Internacional em Saúde e Educação (GI3TES – UE).
Luciana Cordeiro Felipetto
Fonoaudióloga. Mestre em Ciências da Educação. Especialista em Linguagem e em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Pós-graduada em Transtorno do Espectro Autista e Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Luís Miguel Neves
Doutor Honoris Causa em Ciências da Educação e Neuroeducação. Mestre em Psicologia Educacional e Gestão de Recursos Humanos. Licenciado em Psicologia Clínica. Psicólogo especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Educação, Psicologia Comunitária e Psicologia da Saúde Ocupacional.
Renata Aguilar
Doutora em Neurociência e Educação. Mestre em Psicologia. Neuropsicopedagoga. Especialista em Matemática e Alfabetização. Atua há mais de 30 anos dentro do âmbito escolar e clínico. Graduada em Pedagogia e Educação Física.
Simone Aparecida Capellini
Professora-titular do Departamento de Fonoaudiologia e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/UNESP – Marília –SP.
Sumário
Prefácio 13
Marta Relvas
Apresentação 17
Ângela Mathylde Soares
Capítulo I
Educação Coerente:
diálogo entre cérebro e coração 21
Silvana P. Cracasso
Marco Fabio Coghi
Capítulo II
Aprendizagem, alfabetização e Ciência Cognitiva:
contribuições para a sala de aula. 35
Miryan Cristina Buzetti
Capítulo III
Desenvolvendo Competências do futuro em
escolares do Ensino Fundamental a partir de
oficinas utilizando virtudes e forças de caráter. 51
Fernando Cavalli
Luciana Cordeiro Felipetto
Capítulo IV
Literacia Familiar:
vivências para o desenvolvimento. 71
Aline Priscila Duarte Saldanha Rodrigues
Capítulo V
Práticas de Literacia Emergente:
instrumentos para estimular o
desenvolvimento da leitura e escrita 87
Simone Aparecida Capellini
Caroline Fernandes Brasil
Luana Baron Scollo
Capítulo VI
Numeracia: habilidades numéricas
e implicações na Educação Infantil. 99
Silvia Cristina de Freitas Feldberg
Rita dos Santos Carvalho Picinini
Capítulo VII
Habilidades auditivas: como estimular e
favorecer a aprendizagem em escolares. 115
Luciana Cordeiro Felipetto
Capítulo VIII
Inteligência Emocional 129
Sheyla Baumworcel
Capítulo IX
Sementes voadoras: altas habilidades ou superdotação na literatura infantil 143
Fernanda Silva Souza Azevedo
Capítulo X
Ação Inclusiva e práticas pedagógicas
na Educação Infantil 157
Carlina dos Santos Cruz
Erinete Leite Stoppíglia
Luíz Fabrízio Leite Stoppíglia
Capítulo XI
O brincar na escola e o papel do
professor na Educação Infantil 173
Renata Aguilar
Capítulo XII
Terra, água, vento e fogo: a potência do brincar com
os elementos da natureza na visão da Neurociência. 185
Andreia Luana de Jesus Martins
Capítulo XIII
A Música como intervenção neuropedagógica
no desenvolvimento das funções executivas e
operações mentais 203
Veronica Cruz
Capítulo XIV
A importância do Plano Individual de Transição
em Jovens com PEA: Associação Portuguesa de
Síndrome de Asperger 213
Donalda Maria da Silva Baeta
Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.
Avaliações
Não há avaliações ainda.