Descrição
Currículo dos autores:
José Abrantes é natural do bairro do Catete, no Rio de Janeiro, onde nasceu em 7 de fevereiro de 1951. Técnico de nível médio em máquinas e motores (CEFET/RJ – 1969). Engenheiro mecânico (UERJ – 1976). Especialista em Docência do Ensino Superior (FABES/ISEP – 1995). Mestre em Tecnologia (CEFET/RJ – 1997). Licenciado em Desenho (UCAM – 2001). Doutor em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ – 2001). Pós-doutorado na área de Educação (FEAGRI/UNICAMP – 2003) e Pedagogia Empresarial (UFF – 2009). Entre 1970 e 1998, atuou como técnico e engenheiro, principalmente trabalhando em projeto, construção, operação e manutenção de indústrias. Desde 1998, atua como professor e pesquisador. Autor de vários artigos acadêmicos e, até 2013, além deste, já tinha publicado 14 livros das áreas de Educação, Engenharia e Gestão Empresarial. Professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Professor adjunto do Centro Universitário UNIABEU e da Fundação Técnico Educacional Souza Marques. Pesquisador do núcleo de inteligência em gestão e meio ambiente do programa de pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense – UFF.
Maria Helena Barbosa Abrantes é licenciada em Geografia e História (UFRJ), licenciada em Educação Artística (UNIBENNETT) e pós-graduada em Arteterapia (UCAM). Além de fotógrafa, é artista plástica.
Sumário:
Introdução
Capítulo 1: A inteligência humana.
O teste de QI
Quadro 1: O que o teste de QI mede
As funções cerebrais e o conhecimento humano
Quadro 2: As funções de cada lado do cérebro
Capítulo 2: As Inteligências Múltiplas
Inteligência Verbo-Linguística
Inteligência Lógico-Matemática
Inteligência Viso-Espacial
Inteligência Cinestésico-Corporal
Inteligência Musical
Inteligência Interpessoal
Inteligência Intrapessoal
Inteligência Naturalista
Inteligência Emocional
Inteligência Existencial (ou Espiritual)
Inteligência Pictórica
Inteligência Social
Outras Inteligências
Capítulo 3: Inteligências, habilidades e diferenças, nas formas de pensar e agir entre homens e mulheres
Capítulo 4: Entenda e estimule as suas Inteligências Múltiplas
Quais são as suas Inteligências Múltiplas fortes?
É possível avaliá-las?
Avaliação da Inteligência Verbo-Linguística
Avaliação da Inteligência Lógico-Matemática
Avaliação da Inteligência Viso-Espacial
Avaliação da Inteligência Cinestésico-Corporal
Avaliação da Inteligência Musical
Avaliação da Inteligência Interpessoal
Avaliação da Inteligência Intrapessoal
Avaliação da Inteligência Naturalista
Avaliação da Inteligência Emocional
Avaliação da Inteligência Existencial
(ou Espiritual)
Avaliação da Inteligência Pictórica
Avaliação da Inteligência Social
É possível estimular as Inteligências Múltiplas?
Estimulando a Inteligência Verbo-Linguística
Estimulando a Inteligência Lógico-Matemática
Estimulando a Inteligência Viso-Espacial
Estimulando a Inteligência Cinestésico-Corporal
Estimulando a Inteligência Musical
Estimulando as Inteligências Interpessoal,
Intrapessoal, Emocional e Social
Estimulando a Inteligência Naturalista
Estimulando a Inteligência Existencial
(ou Espiritual)
Estimulando a Inteligência Pictórica
Capítulo 5: São as mulheres mais inteligentes que os homens? As Inteligências Múltiplas e o rendimento escolar.
A base da análise do rendimento escolar
Noções básicas de Estatística
Tabela 1: Notas escolares de duas turmas
Tabela 2: Considerações estatísticas sobre as notas das duas turmas
Gráfico 1: Distribuição das notas das duas turmas
Gráfico 2: Distribuição de notas da Turma A (Histograma)
Gráfico 3: Distribuição de notas da Turma B (Histograma)
Figura 4: Distribuição normal da altura dos brasileiros
Análises estatísticas de médias escolares comprovam maior “inteligência” feminina?
Tabela 3: Pesquisa geral de notas de homens e mulheres
Tabela 4: Pesquisa filtrada de notas de homens e mulheres
Considerações Finais
Referências
Avaliações
Não há avaliações ainda.