Para além da educação especial

R$78,00

ISBN 978-85-7854-270-2

Organizadora: Sílvia Ester Orrú

Formato: 14x21cm

248 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2014

Resumo:

A obra nos apresenta de forma crítica alguns dos avanços obtidos nos últimos anos no cenário da educação especial para a semeadura e o florescimento de uma educação não excludente, que se faz nos espaços em que as relações sociais são privilegiadas.

Compartilha questões próprias do processo de ensinar e aprender no âmbito da educação básica, graduação e pós-graduação, não se ausentando da importância da gestão escolar e da escuta sensível para o processo de inclusão.

O esforço de trazer reflexões sobre o processo de transformação que o princípio da inclusão tem trazido para as diferentes etapas da escolarização reúne nesta obra uma literatura recomendada para professores da educação básica e do ensino superior, além de estudantes de graduação e pós-graduação na área da Educação e áreas afins.

Descrição

Currículo da organizadora:

Sílvia Ester Orrú

Pedagoga. Psicopedagoga. Mestre e doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. Pesquisadora na área da Educação Inclusiva abrangendo a formação de professores e a gestão educacional. Autora de artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais, livros e capítulos de livros, dentre eles “Autismo, linguagem e educação – interação social no cotidiano escolar”, “Autismo – o que os pais devem saber?” e “Estudantes com Necessidades Especiais: singularidades e desafios na prática pedagógica inclusiva”, publicados pela Wak Editora.

Sumário:

Prefácio

Apresentação

CAPÍTULO 1 – DOCÊNCIA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães e Ana Paula Lima Barbosa Cardoso

CAPÍTULO 2 – A PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO CONTEXTO DA PÓSGRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: constituição, desafios e perspectivas

Régis Henrique dos Reis Silva

CAPÍTULO 3 – EDUCAÇÃO PARA TODOS E GESTÃO ESCOLAR: interfaces a partir da construção coletiva do projeto político-pedagógico

Graziela Zambão e Anna Augusta Sampaio de Oliveira

CAPÍTULO 4 – A AMBIVALÊNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR DE APOIO PERMANENTE EM SALAS REGULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Simone Moreira de Moura e Eloi Alexandre Pereira Neto

CAPÍTULO 5 – EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: contribuições para a inclusão de estudantes com necessidades especiais

Sílvia Ester Orrú e Sônia Aparecida Siquelli

CAPÍTULO 6 – INCLUSÃO DE ACADÊMICOS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: possibilidades e desafios

Julianne Ficher

CAPÍTULO 7 – ESCUTA SENSÍVEL NO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL

Teresa Cristina Siqueira Cerqueira, Denise de Oliveira Alves e Irene Ferreira Coelho

Informação adicional

Peso 420 g
Dimensões 14 × 21 × 2 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?