Os Excluídos Podem Sonhar, Brincar e Criar – Por uma educação que transforma humanos

R$58,00

ISBN 978-65-86095-43-2

Autor: Jonathan Aguiar

Formato: 14x21cm

152 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2021

Resumo

Este livro é uma iniciativa de provocar o debate, a discussão de uma educação transformadora, principalmente daqueles que se sentiram em algum momento excluídos. É um tecer redes, interligar a vida e a descoberta de uma Pedagogia libertadora, acolhedora, cujo fio que nos interliga é da defesa do brincar e do ser brincante.

Considero cada capítulo como fios que costuro, remendo, teço, desteço, entrelaço, laço, envolvo-me, descubro e, assim, me aproximo de narrativas, diálogos, intervenções, análises que fiz, desfiz, entre as escolhas pedagógicas, dinâmicas, jogos, brincadeiras e, até mesmo, o uso de brinquedos. Em cada fio deste livro, você encontrará direcionamentos para criar um espaço lúdico-inclusivo e acolhedor.

E aí, vamos brincar?

 

 

Para minha sorte, o trabalho de Jonathan não é apenas um livro técnico. Embora ele transite com facilidade por autores e referências, fundamentais para a compreensão do processo de Educação, no contexto de desigualdade e exclusão, embora ele demonstre domínio e conhecimento sobre os temas que envolvem sua especialização, a obra é de carne, osso e alma.

Não bastasse a importância que inegavelmente terá para os profissionais que trabalham com educação como ferramenta de transformação e protagonismo de cidadania, a proposta construída pelo autor instiga e provoca uma reflexão profunda, expõe as vísceras de uma educação que, ao transformar vidas, pode certamente transformar a cidade, o Estado e o país em que vivemos.

Como estimular o sonho, a fantasia e a curiosidade de crianças, cujo desejo mais iminente é a sobrevivência?

Jonathan poderia ter cedido à tentação das soluções verticais e bibliográficas. Mas, ele fala de um lugar que o impede de ser seduzido por respostas fáceis. Escolheu a empatia e a escuta afinada. O resultado é comovente.

Andréa Pachá

Categorias: ,

Descrição

Jonathan Aguiar

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na linha de pesquisa Inclusão, Ética e Interculturalidade. Psicopedagogo pela Faculdade de Educação São Luiz (FESL/SP). Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ). Brinquedista pela Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri/SP). Normalista pelo Instituto de Educação Carmela Dutra (IECD). Pesquisador científico do Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE) sob a coordenação e fundação da Profa. Dra. Mônica Pereira dos Santos. Atuou como docente no Colégio de Aplicação da UFRJ, membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe), e, orientador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) Idealizador do projeto “Bússola do ser Brincante”. Organizador e avaliador desde 2018 do Prêmio Literário Estudantil de Paraíba do Sul/RJ. Apresentador dos Programas “Conectando Ideias” e “Educa-Cutuca” pela Wak Editora. Autor do livro “Educação, Lúdico e Favela – quantos tiros são necessários para aprendizagem” publicado pela Wak Editora.

Instagram: @jonathanaguiaroficial

 

SUMÁRIO

PREFÁCIO: Impossível Chão

Andréa Pachá…………………………………………………… 11

 

APRESENTAÇÃO: Sonhos e afetos para uma educação transformadora

Jei Alanis Bello…………………………………………………. 15

 

OS MÚLTIPLOS FIOS: O que está por vir?……………. 19

PRIMEIRO FIO – Ei, o brincar faz parte da vida humana: O que fazer para criar um espaço lúdico-inclusivo?  25

SEGUNDO FIO – Professores sejam lúdicos!………….. 39

TERCEIRO FIO – As janelas da emoção, as portas da aprendizagem: o lúdico constrói (novos) caminhos.. 63

QUARTO FIO – Brincar é uma coisa séria!……………… 73

QUINTO FIO – Educação é um direito, e incluir todos é o nosso compromisso.. 77

SEXTO FIO – Pega-varetas, pega a visão: o dia em que o jogo contribuiu para a cooperação entre crianças que se agridem. 85

SÉTIMO FIO – Equilibrando as peças, equilibrando a vida: o ato de jogar dialoga com os múltiplos contextos.. 95

OITAVO FIO – Eu sugiro diálogo, parceria e princípios de convivência…. 105

NONO FIO – Mais livros, por favor!…………………….. 129

DÉCIMO FIO – Inovar pedagogicamente é possibilitar uma educação acolhedora para todos: O que dizem os educadores sobre ensinar e aprender no meio do tiroteio?…  133

 

OS FIOS DA VIDA E DA ESPERANÇA:

Algumas considerações ………………………………………… 139

 

POSFÁCIO – O educador inovador, transformador

da aprendizagem e capacidade lúdica

Marta Relvas…………………………………………………. 145

 

OS FIOS QUE RECONECTEI                  149

 

Informação adicional

Peso 0,400 kg
Dimensões 14 × 21 × 02 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?