O Processo Criativo na Prática Docente – Volume 2

R$82,00

ISBN 978-85-7854-511-6

Organizadoras: Maria Vitoria Campos Mamede Maia / Camila Nagem Marques Vieira

Formato: 14x21cm

204 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2020

Resumo:

A criatividade está entre as características singulares do ser humano. Sem o pensamento criativo, não conseguiríamos ter evoluído de forma tão impressionante século após século. Objetos hoje tão rotineiros como a caneta esferográfica, o ar condicionado ou o clipe de prender papéis são exemplos facilmente ilustráveis do nosso potencial criativo. As artes são altamente férteis para a criatividade, propiciando expressões multidimensionadas da experiência humana e explorando sentimentos tão caros, como o amor, a dor, o medo e a esperança.

Sendo a criatividade um aspecto precípuo da nossa existência, convidamos o leitor a mergulhar nos textos presentes em “O Processo Criativo na Prática Docente”. Como o título já indica, tratamos da criatividade no espaço-tempo em que boa parte da nossa formação é burilada: a escola e suas múltiplas práticas educativas. Portanto, é esperado e compreensível que o tema da criatividade esteja sempre presente no universo da Educação, respeitando sua pluralidade e complexidade. Precisamos, urgentemente, dar vez e voz à criatividade dos professores, dos alunos e de todos os atores que compõem o rico mosaico das instituições e das práticas educacionais.

Edson Seiti Miyata

Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro

Descrição

Profa. Dra. Maria Vitoria Campos Mamede Maia

Professora associado da UFRJ em Psicologia da Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRJ, na linha Inclusão, Ética e Interculturalidade. Pós-doutoranda em Design Pedagógico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019). Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1998) e em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982). Coordenadora e fundadora do Espaço de Atendimento Psicopedagógico ao aluno da Faculdade de Educação – UFRJ – EAP. Coordenadora do grupo de pesquisa Criar & Brincar: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem – LUPEA. Pesquisadora colaboradora da Universidade Federal do Paraná (Núcleo de pesquisa do Desenvolvimento Humano e Núcleo de Psicanálise). Autora do livro “Rios sem discurso: a agressividade da infância na contemporaneidade”, São Paulo: Vetor, 2007 e do livro “Criar & Brincar: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem”, publicado pela Wak Editora, 2014.

Profa. Dra. Camila Nagem Marques Vieira

Professora de Artes Visuais do Colégio Pedro II. Professora do Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais do Colégio Pedro II – EAD. Doutora (2019) e mestre (2014) em Inclusão, Ética e Interculturalidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Possui Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Já atuou como técnica em Assuntos Educacionais do IBRAM no desenvolvimento de projetos educativos e culturais. Possui experiência em Educação em Museus, prática de Ensino em Artes e Desenvolvimento de Projetos na área de Artes, Educação e Museus. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre Criatividade e Inovação na Educação Básica e Criatividade Docente com o grupo de pesquisa Criar & Brincar: o lúdico no processo ensino-aprendizagem (LUPEA), investindo nos estudos sobre a formação de professores e ensino.

SUMÁRIO

Prefácio ……………………………………………………………… 15

Apresentação ………………………………………………………. 17

Capítulo 1: Múltiplas linguagens

habitando a escola…………………………………………………. 21

 

  1. Tia, eu posso? O despertar criativo e o livre brincar observados nas oficinas de arte realizadas no projeto “Dia de Parque” ………………………………. 23

Construção de sujeitos autônomos …………………… 28

“Dia de Parque” – um espaço potencial …………….. 29

Considerações finais ……………………………………… 34

Referências …………………………………………………. 36

 

  1. Múltiplas linguagens na pré-escola: quando o

“conhecer-se” começa com os sentidos – reflexões

de uma professora ……………………………………………. 37

Reflexões de uma professora: os sentidos ……………. 41

Referências …………………………………………………. 45

  1. Winnicott e Educação: a compreensão

da agressividade no contexto escolar …………………….. 47

Agressividade relativa na impossibidade do contato com o objeto a ser conhecido       49

Torres que caem –  Posso derrubar? ……………………… 53

Aprendizagem… fazendo do possível algo provável …… 56

Não criatividade: a falência do espaço                            de autoria de pensamento    59

Adolescência e aprendizagem – a agressividade

relativa na impossibilidade do contato

com o objeto a ser conhecido ……………………………… 64

Dos socos na massinha à queda das torres: o deslizar da agressividade relativa para a agressividade criativa …………………………………………………………… 68

Referências …………………………………………………….. 73

 

 

Capítulo 2: Criatividade e Interculturalidade – reflexões contemporâneas …………………………………………………….. 75

 

  1. Criatividade na formação continuada

docente como espaço de escuta, reflexão

e diálogo multicultural ……………………………………… 76

Multiculturalismo em ação e formação docente ….. 78

Criatividade docente e professor-pesquisador –

possibilidades de diálogo…………………………………. 84

Considerações finais ……………………………………. 102

Referências ……………………………………………….. 104

 

 

 

  1. Homens por vir: reflexões sobre o processo de construção das masculinidades na Educação

Infantil a partir de jogos e brincadeiras ……………….. 109

Reflexões sobre masculinidades ……………………… 113

Não se nasce homem – torna-se homem ………….. 115

Entre jogos e brincadeiras, a construção

do masculino …………………………………………….. 117

A Creche Nossa Senhora: palco de construções

identitárias ………………………………………………… 120

Sobre o curso de balé ………………………………….. 120

Na escola também se aprende a ser homem:

as interações cotidianas ………………………………… 121

Considerações Finais …………………………………… 130

Referências ……………………………………………….. 133

 

 

  1. Reflexões sobre a representatividade de casais

homoafetivos na animação She-Ra e as

Princesas do Poder …………………………………………. 135

Muitas vezes She-Ra …………………………………… 139

Considerações Finais …………………………………… 145

Referências ……………………………………………….. 146

  1. Por um cotidiano escolar transgressivo:

quando corpos trans interrogam

as práticas curriculares……………………………………… 149

Uma breve reflexão sobre transexualidades ……….. 153

Corpos transexuais nas escolas: por uma

questão de justiça social ……………………………….. 156

Entre as dificuldades e as leis que legitimam

os direitos trans* nas escolas ………………………….. 158

Transgredindo no cotidiano escolar: ouvindo

vozes e conhecendo histórias …………………………. 166

Uma escola para todos: considerações finais ……… 178

Referências ……………………………………………….. 179

 

 

  1. Lanterna na proa, holofote na popa:

Sherry Turkle e as multitarefas como realidade

nas salas de aula……………………………………………… 183

Nativos digitais multiatarefados ……………………… 185

Sherry Turkle e a geração multitarefa ……………… 187

Cultura multitarefa e aprendizagem:

olhares recentes ………………………………………….. 191

Tecnologias e aprendizagem: possibilidades

de convívio saudável ……………………………………. 193

Conclusão ………………………………………………… 195

Referências ……………………………………………….. 196

 

 

Posfácio ……………………………………………………….. 199

 

Informação adicional

Peso 0,400 kg
Dimensões 14 × 21 × 3 cm

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