Descrição
Currículo dos organizadores:
MARIA CÂNDIDA MORAES
Doutora em Educação (Currículo) pela PUC-SP. Mestre em Ciências pelo Instituto de Pesquisa Espaciais – INPE/CNPq e pela UNICAMP. Professora de Pós-Graduação em Educação na UCB/DF. Professora-visitante do Máster em Educação da Universidade de Barcelona. Pesquisadora do CNPq e colaboradora do grupo GIAD/DOE/UB. Coordenadora adjunta da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes/UB. Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo) da PUC-SP, de 1997 a 2008. Consultora e conferencista nacional e internacional. Foi pesquisadora-visitante da OEA, em Washington e consultora do Banco Mundial. Coordenadora do grupo de pesquisa ECOTRANSD/UCB/CNPq. Autora de vários livros, dentre eles, “O Paradigma Educacional Emergente” (Editora Papirus, em sua 16ª edição); “Educar na biologia do amor e da solidariedade” (Vozes); “O Pensamento Ecossistêmico” (Vozes/UNESCO, 2ª edição); “Sentipensar” (Vozes/UNESCO, em coautoria com Saturnino de la Torre); “Ecologia dos Saberes” (WWH/Antakarana); “Complexidade, transdisciplinaridade em educação: Teoria e prática docente” (Wak Editora, em coautoria com Juan M. Batalloso); “Os sete saberes necessários para uma educação do presente” (Wak Editora, em coautoria com Maria Conceição de Almeida).
JOÃO HENRIQUE SUANNO
Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília – UCB/DF. Mestre em Educação pela Universidad de La Habana/Cuba revalidado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO. Psicólogo – PUC-GO. Psicopedagogo – PUC-GO. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – MIELT/UEG. Professor da Universidade Estadual de Goiás – UEG. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC/UB-ES. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade – ECOTRANSD/CNPq, coordenado pela Profa. Dra. Maria Cândida Moraes. Membro do Grupo de Pesquisa – Rede Internacional de Escolas Criativas – UFT/TO. Palestrante e conferencista. Investigador sobre Criatividade, Inovação, Escolas Criativas, Ecoformação, Transdisciplinaridade e outros. Autor e coautor de vários capítulos de livros e artigos publicados nacional e internacionalmente.
Sumário:
Apresentação
Maria Cândida Moraes – UCB/DF
João Henrique Suanno – UEG/GO……………………………………………………. 13
Capítulo 1
Educação e sustentabilidade: um olhar complexo e transdisciplinar
Maria Cândida Moraes – UCB/DF……………………………………………………. 21
Capítulo 2
Educación, transdisciplinariedad y pensamiento ecosistémico: una aproximación a la práctica
Juan Miguel Batalloso – SEVILHA/ES………………………………………………… 43
Capítulo 3
Em busca da compreensão do conceito de transdisciplinaridade
Marilza Vanessa Rosa Suanno – UFG/GO e UEG/GO…………………………… 99
Capítulo 4
Entre o esgarçamento e a tessitura
Izabel Petraglia – FMU/SP……………………………………………………………… 127
Capítulo 5
É possível exercer uma prática educativa baseada no pensamento complexo?
Cleide Rita Silvério de Almeida – UNINOVE/SP…………………………………… 137
Capítulo 6
Criatividade sob a perspectiva da complexidade e da transdisciplinaridade
Olzeni L. Costa Ribeiro – UCB/DF
Maria Cândida Moraes – UCB/DF……………………………………………………. 147
Capítulo 7
Ecoformação, transdisciplinaridade e criatividade: a escola e a formação do cidadão do século XXI
João Henrique Suanno – UEG/GO……………………………………………………. 171
Psicopedagogia e transdisciplinaridade: a sabedoria da diversidade
Maria Dolores Fortes Alves – PUC/SP……………………………………………….. 183
Capítulo 8
El aprendizaje mediante el teatro: uma mirada compleja y transdisciplinar
Montse González – UB/Espanha……………………………………………………… 193
Capítulo 9
A metáfora na perspectiva da didática transdisciplinar
Álvaro A. Schmidt Neto – SPDM/SP………………………………………………….. 205
Capítulo 10
Os operadores cognitivos do pensar complexo na docência universitária: possibilidades e desafios
Michelle Jordão Machado – UCB/DF
Patrícia Limaverde Nascimento – UCB/DF
Deliene Lopes Leite – UCB/DF 211
Avaliações
Não há avaliações ainda.