Descrição
Currículo dos autores:
ISRAEL ROCHA DIAS Doutorando e Mestre em Educação pelo PPGE/CE/UFES, na linha de Pesquisa de Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas. Graduado em Pedagogia pela Faculdade São Geraldo – FSG. Tem interesse em áreas que tratem da Educação Especial numa perspectiva inclusiva de alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento na escola comum e questões correlatas. Membro efetivo do GEPEI – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Inclusão. Possui vários artigos em livros e periódicos sobre a temática. Professor dos anos iniciais do ensino fundamental e do Atendimento Educacional Especializado na área da Deficiência Intelectual.
ROGÉRIO DRAGO Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), doutorado em Ciências Humanas – Educação pela PUC-Rio (2005) e Pós-Doutorado em Educação pelo PPGE-UFES (2013). Foi professor da Prefeitura Municipal de Vitória, atuando na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. É professor Associado do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o GEPEI – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Inclusão, desenvolvendo estudos principalmente nas áreas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva de sujeitos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento na educação infantil e ensino fundamental. Orientador de Mestrado e Doutorado. Possui vários livros e artigos publicados, dentre eles se destacam: Inclusão na Educação Infantil; Transtornos do desenvolvimento e deficiência: inclusão e escolarização; Estudos e Pesquisas sobre Síndromes: relatos de casos; Síndromes: conhecer, planejar e incluir, todos pela Editora WAK.
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO ………………………………. 11
INTRODUÇÃO …………………………………. 15
1 SÍNDROME DE DOWN: O QUE É? ……. 19
2 EDUCAÇÃO INFANTIL,
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS 27
2.1 EDUCAÇÃO INFANTIL …………… 27
2.2 DA EDUCAÇÃO ESPECIAL À
EDUCAÇÃO INCLUSIVA ………………. 40
2.2.1 Educação Especial e Educação
Inclusiva: um breve olhar histórico e
contemporâneo………………………………. 40
2.2.2 Educação Especial e Educação
Inclusiva: um breve olhar sobre a
legislação ……………………………………… 52
3 O BEBÊ COM SÍNDROME DE DOWN E O OLHAR A PARTIR DE VIGOTSKI ………………………………………… 65
4 O BEBÊ COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁRIO DO COTIDIANO ……………………………….. 77
4.1 O DIA A DIA DO BEBÊ
COM SÍNDROME DE DOWN
NA EDUCAÇÃO INFANTIL …………… 80
4.1.1 Lucas no Grupo 1 …………………… 80
4.1.2 Lucas no Grupo 2 …………………… 124
4.2 SOBRE INCLUSÃO E PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS COM O BEBÊ COM
SÍNDROME DE DOWN ……………….. 149
CONSIDERAÇÕES FINAIS ………………….. 163
REFERÊNCIAS 169
Avaliações
Não há avaliações ainda.