Descrição
Priscila Romero
Graduada em Direito (UGF) e licenciada em Pedagogia (UCM). Especialista em Orientação Educacional e Pedagógica (AVM), Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (UERJ), Educação Especial com Ênfase em Autismo (CENSUPEG), Docência no Ensino Superior (UCL) e Psicopedagogia (UERJ). Comprometida com o atendimento de crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais. Engajada em uma política educacional que favoreça o crescimento do indivíduo.
Sumário
PREFÁCIO ………………………………………………………………………….. 11
CAPÍTULO 1
VISÃO HISTÓRICO-CULTURAL DA
EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA E
DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ………………………………… 17
1.1 A Pré-História …………………………………………………… 17
1.2 Antiguidade Ocidental …………………………………….. 18
1.3 A Idade Medieval ……………………………………………… 20
1.4 Pós Idade Média………………………………………………… 23
1.5 A Idade Contemporânea ………………………………….. 25
1.6 Século XX …………………………………………………………… 29
CAPÍTULO 2
CONCEITO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ……………… 49
2.1 O Conceito de Intelecto …………………………………… 49
2.2 O Conceito de Deficiência Intelectual ……………. 49
CAPÍTULO 3
A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NÃO
DETERMINA O DESENVOLVIMENTO
PSICOINTELECTUAL: A IMPORTÂNCIA
DO MEIO. ………………………………………………………………….. 61
CAPÍTULO 4
PARTICULARIDADES DA DEFICIÊNCIA
INTELECTUAL E A PRÁTICA EDUCACIONAL …………….. 69
4.1 Particularidades da Deficiência Intelectual …… 69
4.2 A Prática Educacional ………………………………………. 72
CAPÍTULO 5
A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CRIANÇA
COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
(Vania de Oliveira Costa Couto) ……………………………….. 77
5.1 Expressões e Conceitos ……………………………………. 79
5.2 A Educação Infantil e o
Brincar como Recurso Pedagógico ……………………….. 83
CAPÍTULO 6
O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL
ESPERADO DO EDUCANDO
DE ZERO A SEIS ANOS ……………………………………………… 93
CAPÍTULO 7
A PRÁTICA EDUCACIONAL PARA
O ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ………….. 103
CAPÍTULO 8
A REFLEXÃO ……………………………………………………………. 107
Avaliações
Não há avaliações ainda.