O Aluno Com Deficiência Intelectual – Conceitos, perspectivas e orientações pedagógicas

R$48,00

ISBN 978-85-7854-529-1

Autora: Priscila Romero

Formato: 14x21cm

112 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2022

Resumo

 

Neste livro, Priscila Romero, essa educadora notável, aborda não só os desafios da inclusão para alunos com Deficiência Intelectual mas também aponta caminhos e diretrizes para que essa verdadeira e genuína inclusão aconteça.

Convido todos a se deliciarem neste belíssimo texto, escrito com muita propriedade e experiência, ao mesmo tempo delicadeza, como o tema exige, desenvolvido a partir das vivências da autora na sua prática pedagógica, contribuindo na compreensão dos desafios da Deficiência Intelectual no processo escolar, auxiliando profissionais-educadores a ampliar seus olhares e servir de base na construção de novas experiências igualmente enriquecedoras.

Bianca Fonseca

Descrição

Priscila Romero
Graduada em Direito (UGF) e licenciada em Pedagogia (UCM). Especialista em Orientação Educacional e Pedagógica (AVM), Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (UERJ), Educação Especial com Ênfase em Autismo (CENSUPEG), Docência no Ensino Superior (UCL) e Psicopedagogia (UERJ). Comprometida com o atendimento de crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais. Engajada em uma política educacional que favoreça o crescimento do indivíduo.

 

Sumário

PREFÁCIO ………………………………………………………………………….. 11

        CAPÍTULO 1
VISÃO HISTÓRICO-CULTURAL DA
EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA E
DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ………………………………… 17

        1.1 A Pré-História …………………………………………………… 17

        1.2 Antiguidade Ocidental …………………………………….. 18

        1.3 A Idade Medieval ……………………………………………… 20

        1.4 Pós Idade Média………………………………………………… 23

        1.5 A Idade Contemporânea ………………………………….. 25

        1.6 Século XX …………………………………………………………… 29

        CAPÍTULO 2
CONCEITO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ……………… 49

        2.1 O Conceito de Intelecto …………………………………… 49

        2.2 O Conceito de Deficiência Intelectual ……………. 49

        CAPÍTULO 3
A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NÃO
DETERMINA O DESENVOLVIMENTO
PSICOINTELECTUAL: A IMPORTÂNCIA
DO MEIO. ………………………………………………………………….. 61

        CAPÍTULO 4
PARTICULARIDADES DA DEFICIÊNCIA
INTELECTUAL E A PRÁTICA EDUCACIONAL …………….. 69

        4.1 Particularidades da Deficiência Intelectual …… 69

        4.2 A Prática Educacional ………………………………………. 72

        CAPÍTULO 5
A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CRIANÇA
COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
(Vania de Oliveira Costa Couto) ……………………………….. 77

        5.1 Expressões e Conceitos ……………………………………. 79

        5.2 A Educação Infantil e o
Brincar como Recurso Pedagógico
 ……………………….. 83

        CAPÍTULO 6
O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL
ESPERADO DO EDUCANDO

        DE ZERO A SEIS ANOS ……………………………………………… 93

        CAPÍTULO 7
        A PRÁTICA EDUCACIONAL PARA
O ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ………….. 103

        CAPÍTULO 8
A REFLEXÃO ……………………………………………………………. 107

Informação adicional

Peso 0,250 kg
Dimensões 14 × 21 × 02 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?