Descrição
Alessandra de Oliveira Paranhos
Mestra em Ensino de Ciências com ênfase em Neurociências e Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto, em 2018. Especialista em Neurociências Aplicada à Educação pelo Centro Universitário UNA, em 2016. Licenciatura Plena em Biologia pelo Centro Universitário Claretiano, em 2012. Bacharel em Farmácia pela Universidade Presidente Antônio Carlos, em 2011. Assessora técnica do Centro de Educação Ambiental de Itabirito. Professora há mais de 15 anos, efetiva do quadro da Secretaria de Educação de Itabirito, ministrando disciplinas de Biologia, Química e Física. Atua nas áreas de Neurociências e Ensino como palestrante. Ênfase em temas correlacionados: Aprendizagem, abordagem neuropsicopedagógica, formação continuada de professores, divulgação científica, Neuromitos.
www.neuroconsciencia.com.br/
@neuroconsciencia
@neuro.consciencia
SUMÁRIO
PREFÁCIO 11
APRESENTAÇÃO 15
INTRODUÇÃO 19
Atividades Módulo I – Introdução 22
NEUROMITO 1: USAMOS APENAS 10% DA CAPACIDADE DE NOSSO CÉREBRO 25
Por que é um Neuromito? 25
Onde surgiu essa informação? 26
Dica: Obtendo um melhor funcionamento do seu cérebro, estimulando o aprendizado 27
Atividades Módulo II – Usamos apenas 10% da capacidade de nosso cérebro 28
NEUROMITO 2: A PÍLULA DA INTELIGÊNCIA 31
Por que é um Neuromito? 31
Onde surgiu essa informação? 33
Dica: A consolidação da memória e o aprendizado 33
Atividades Módulo III – A pílula da inteligência 36
NEUROMITO 3: A GINÁSTICA CEREBRAL TURBINA O CÉREBRO 39
É um Neuromito? 39
Onde surgiu essa informação? 40
Dica: Isso é o máximo: as aulas de Educação Física como prática saudável no auxiliar ao aprendizado 42
Atividades Módulo IV – A ginástica cerebral turbina o cérebro 43
NEUROMITO 4: HEMISFÉRIOS CEREBRAIS: O MITO SOBRE O LADO ESQUERDO E DIREITO DO CÉREBRO 45
Por que é um Neuromito? 45
Onde surgiu essa informação? 46
Dica: Desvendando os talentos do nosso cérebro 47
Atividades Módulo V – Hemisférios cerebrais: o mito sobre o lado esquerdo e direito 50
NEUROMITO 5: O EFEITO DA MÚSICA PARA O CÉREBRO: EFEITO MOZART 53
Por que é um Neuromito? 53
Onde surgiu essa informação? 55
Dica: Usando a música como meio de integração social e desenvolvimento cognitivo 56
Atividades Módulo VI – O efeito da música para o cérebro: Efeito Mozart 59
NEUROMITO 6: O CÉREBRO TEM UMA IDADE CERTA PARA APRENDER? 61
Por que é um Neuromito? 61
Onde surgiu essa informação? 62
Dica: Como nosso cérebro aprende? 63
Atividades Módulo VII – O cérebro tem uma idade certa para aprender? 65
NEUROMITO 7: NEURÔNIO: A CÉLULA “MAIS” IMPORTANTE DO SISTEMA NERVOSO 67
Por que é um Neuromito? 67
Onde surgiu essa informação? 69
Dica: Novas concepções sobre o Sistema Nervoso para sala de aula 70
Atividades Módulo VIII – Neurônio: a célula mais importante do Sistema Nervoso 72
NEUROMITO 8 – OS JOGOS ELETRÔNICOS E O CÉREBRO 75
É um Neuromito? 75
Onde surgiu essa informação? 76
Dica: O uso do celular como ferramentas didática-pedagógicas para o desenvolvimento cognitivo 78
Atividades Módulo IX – Os jogos eletrônicos e o cérebro 81
NEUROMITO 9 – O RELÓGIO BIOLÓGICO E SUA IMPORTÂNCIA NO APRENDIZADO 83
É um Neuromito? 83
Onde surgiu essa informação? 85
Dica: Desenvolvimento de metodologias que favoreçam o estado de alerta durante as aulas 86
Atividades Módulo X – O ritmo circadiano e o aprendizado 88
NEUROMITO 10 – SUPERDOTADOS: OS MITOS SOBRE AS ALTAS HABILIDADES DO CÉREBRO 91
É um Neuromito? 91
Onde surgiu essa informação? 93
Inclusão na prática 94
Atividades Módulo XI – Os Superdotados: os mitos sobre as altas habilidades do cérebro 96
Avaliações
Não há avaliações ainda.