Descrição
Currículo do autor:
GERALDO PEÇANHA DE ALMEIDA é professor da UFPR – Universidade Federal do Paraná. É autor de mais de 30 livros na área de educação. Já trabalhou em todos os estados brasileiros como palestrante. Foi professor e coordenador de ensino superior do Grupo Positivo e da Fundação Getúlio Vargas. Atua como consultor para o Grupo Pitágoras e já prestou consultoria para o MEB, órgão ligado à CNBB – Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. É formado em Educação pela UNESP – Universidade Estadual de São Paulo. Fez mestrado na UFPR – Universidade Federal do Paraná e doutorado na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Tem como orgulho o fato de ter sido professor, por nove anos, nos cursos de educação infantil e de alfabetização. Porém seu maior desafio foi ser palestrante e professor em Moçambique, na África, em fevereiro de 2011 – ofício que mudou sua trajetória profissional.
Sumário:
Apresentação
Capítulo 1 – Bases neuropsicológicas do desenvolvimento infantil e suas contribuições para a aprendizagem
Capítulo 2 – O que é e como se compõe o cérebro humano?
Capítulo 3 – Mas, afinal, o que é e como se estrutura o sistema nervoso humano?
Capítulo 4 – Como acontece a aprendizagem infantil?
Capítulo 5 – A proposta de sequencia didática para a educação infanti
Capítulo 6 – Por que precisamos atualizar a infância?
Capítulo 7 – Como se constrói a sequência didática no planejamento da rotina da educação infantil?
Capítulo 8 – Exemplo de outra unidade coorporativa
Capítulo 9 – A sequência didática e a alfabetização
Capítulo 10 – Projeto sequência didática para leitura e escrita
Capítulo 11 – A sequência didática e os jogos
Considerações Finais
Referências
Avaliações
Não há avaliações ainda.