Neurociência e Saúde Educacional – Vencendo limites – Volume 1

R$84,00

ISBN 978-65-86095-01-2

Organizadores: Ângela Mathylde Soares / Fernando César Capovilla / Francisco Assumpção Jr. / Luiza Elena Ribeiro do Valle

Formato: 17x24cm

250 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2020

Resumo

Meus queridos amigos, é com enorme prazer que recomendo a leitura e reflexão sobre as diversas temáticas desta obra maravilhosa.

À inclusão, jamais deverão ser impostos limites e barreiras, mas sim à exclusão e aos preconceitos medíocres.

Partilha-se, deste modo, a experiência, o domínio técnico e científico de peritos renomeados internacionalmente, e que, de forma acessível a todos, permite-nos um maior  conhecimento e acesso à informação em áreas tão importantes como a Saúde e a Educação, aos olhos da inclusão e daqueles que conseguem ver além do olhar, mas também com o coração. Afinal, “o essencial é invisível aos olhos porque apenas se vê bem com o coração”.

Nesta importante obra, há lugar para o conhecimento, para o bom senso, como facilitadores da tomada de consciência de uma sociedade plural, de todos para todos e com todos.

Por tudo o que referi e porque a Educação e a Saúde caminham de mãos e laços dados, em prol de uma sociedade cada vez mais inclusiva, convido-os por meio desta leitura a participar ativamente neste movimento de tomanda de consciência pela inclusão.

Luís Miguel Neves

Psicólogo especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Educação (Ordem dos Psicólogos Portugueses).

Coordenador em Portugal e disseminador no Brasil do Projeto Europeu Erasmus +

” Caminhando para uma escola inclusiva na Europa”.

 

Descrição

Profª Dra. Luiza Elena Leite Ribeiro do Valle

Psicóloga. Bacharel, licenciada e mestre em Psicologia Escolar e Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutora em Ciência pelo Instituto de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de São Paulo. Especialização em Psicologia Clínica e Psicopedagogia.   Especialização em Psicologia do Sono por Notório Saber, pela Associação Brasileira de Medicina do Sono. MBA em Gestão Executiva em Psicologia do Trabalho, AVM. Extensão em Competências Gerenciais pela Fundação Getúlio Vargas. Especialização em Educação Especial. Presidente de honra do Instituto de Neurociência e Tecnologia MRValle. Pesquisadora, escritora e autora de livros e artigos científicos.

 

Prof. Dr. Fernando César Capovilla

Psicólogo. Bacharel, licenciado e mestre em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento (Universidade de Brasília, 1984). PhD em Psicologia Experimental (Temple University of Philadelphia, USA, 1989). Livre-docente em Neuropsicologia Clínica (Universidade de São Paulo, 2001). Professor titular da Universidade de São Paulo. Coordenador do Centro de Atendimento em Distúrbios de Comunicação e Linguagem Oral, Escrita e de Sinais da USP, do Laboratório de Neurociências Cognitivas da USP de 1989 até o presente. Já orientou cerca de 60 teses e dissertações e publicou o mesmo número de livros nessa área.

Profª Dra. Ângela Mathylde Soares

Professora. Pedagoga. Psicopedagoga. Psicanalista. Doutora Honoris Causa Dr.h.c.  em Neurociências pela Emil Brunner World University – Flórida, USA. Mestre e doutora em estudos psicanalíticos (RJ). Doutora em Neurociências (Flórida, USA). Pôs-doutoramento em Neurociências (Flórida, USA). CEO da clínica Aprendizagem e Companhia-Saúde integral e Instituto. Conselheira Nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPP). Presidente do Congresso Internacional Brain Connection Brasil. Diretora do Grupo de Investigação Clínica em Saúde e Educação da União Europeia /G3TES. Vice-diretora acadêmica da Associação Mineira de Psicanálise (AMAP).

 

Prof. Dr. Francisco B. Assumpção Jr.

Professor livre-docente pela Faculdade de Medicina da USP.  Professor associado do Instituto de Psicologia da USP. Membro das Academias Paulista de Medicina e de Psicologia (Cad. 103 e cad. 17)

 

SUMÁRIO

 

PREFÁCIO …………………………………………………………………………………………………………. 11

Prof. Dr. Jaime Zorzi

 

APRESENTAÇÃO ………………………………………………………………………………………………. 15

 

1 – OS PARADOXOS DA INCLUSÃO: inclusão e autismo ……………………… 19

Claudia Aguiar

Francisco B. Assumpção Jr.

 

2 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA: da prancha
do conhecimento à transumanidade …………………………………………………….. 29

Ângela Mathylde Soares

Luciana Cordeiro Felipetto

Otacílio José Ribeiro

 

3 – APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA DIGITAL INCLUSIVA:
revolução das letras com a turma do futuro verde ………………………………. 43

Luiza Elena L. Ribeiro do Valle

 

4 – A contribuição da neurobiologia na aprendizagem
ambiental e ecológica …………………………………………………………………….. 57

Marta Relvas

Luiza Elena L. Ribeiro do Valle

 

5 – O direito à matrícula das pessoas com deficiência no ensino regular e suas implicações jurídicas ………………………………………………………………. 69

Tânia Márcia de Carvalho

 

6 – PROCESSOS DE IMAGINAÇÃO VISUAL DA ARTICULAÇÃO NA LEITURA E ESCRITA EM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ ORALIZADA, COMO SE REVELAM NAS PARALEXIAS E PARAGRAFIAS; E O QUE AUTISTAS E NATICEGOS TÊM EM COMUM                     81

Fernando César Capovilla

 

7 – O diagnóstico como norteador para práticas de inclusão no transtorno específico de leitura e transtorno do deficit de atenção                    99

Simone Aparecida Capellini

Alexandra Beatriz Portes de Cerqueira César

Thaís Contiero Chiaramonte

Bianca dos Santos

 

8 – GAGUEIRA E TAQUIFEMIA: implicações educacionais ………………….. 111

Talissa Almeida Palharini,

Luana Altran Picoloto,

Cristiane Moço Canhetti de Oliveira

 

9 – INCLUSÃO EDUCACIONAL E AUTISMO: análise da literatura
sobre as melhores práticas de alta intensidade escolar e seus
resultados para linguagem …………………………………………………………………… 123

Amanda de Carvalho Pedra

Renata Monteiro Teixeira

Luciana Mendonça Alves

Letícia Corrêa Celeste

10 – Sistematização da assistência de enfermagem em pacientes com diagnóstico de paralisia cerebral …………………………………………….. 141

Gustavo Custódio Silva

Luiz Fernando Fogaça

Cristiane Aparecida Silveira-Monteiro

 

11 – SÍNDROME DE DOWN: da detecção à intervenção ……………………. 155

Donalda Baeta

 

12 – Fatores cognitivos, psicossociais e educacionais de crianças com a síndrome de Apert …………………………………………………………………………….. 173

Maria de Lourdes Merighi Tabaquim

 

13 – SONO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: orientação
para pais, professores e demais profissionais que interferem nesse
período de desenvolvimento ………………………………………………………………… 187

Luiza Elena Leite Ribeiro do Valle

Eduardo Leite Ribeiro do Valle

 

14 – A EDUCAÇÃO EM SAÚDE OCUPACIONAL PARA AS
PROFISSÕES LIGADAS À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO:
debates possíveis …………………………………………………………………………………… 199

Madeline Silva Pereira

Eduani de Cássia Souza Teodoro

Isabel Ribeiro do Valle Teixeira

 

15 – AFETIVIDADE, INCLUSÃO E APRENDIZAGEM …………………………….. 215

Eugênio Cunha

 

16 – A nova empresa e a pessoa com

deficiência intelectual …………………………………………………………………… 231

Eduardo Barbosa

Sérgio Sampaio

17 – Famílias versus queixas recorrentes consideradas de risco para problemas de aprendizagem em escolares do 1º ano do ensino fundamental …………………………………………………………………………………………………………….. 237

Rosana Mendes Ribeiro

Ana Cristina Franco Roia

Camila Maia Pontes

Rosangela de Lima Yarshell

Rosani Molina de Carvalho

Informação adicional

Peso 0,450 kg
Dimensões 17 × 24 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?