Negras Caminhadas – Temáticas antirracistas na Educação Básica

R$94,00

ISBN 978-85-7854-686-1

Organizadora: Janaína de Azevedo Corenza

Formato: 17x24cm

168 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2025

Resumo:

Como trabalhar sob uma perspectiva antirracista nas disciplinas de Ciências
Exatas? Creio que essa pergunta desafia docentes dessas áreas, tanto quanto
ou mais que outros profissionais da Educação. Desde que a Lei n.º 10.369 foi
implantada em 2003, tornar aquilo que se estabeleceu por força legal em
prática esbarra, sempre, na dificuldade de apropriação do tema pela
comunidade escolar.
Os textos apresentados nesta publicação pensam o espaço, a cultura e as
ciências tidas como “duras” a partir de diferentes vivências e inquietações
trazidas por pesquisadoras negras, em sua prática docente. A problematização
da segregação socioespacial, a quebra de modelos eurocêntricos, a
afrocentricidade na composição de currículos são apenas alguns dos temas
que o leitor irá se deparar, mas não espere aqui sistema adiabático!
O livro vem mostrar possibilidades de integração de modo que as questões
étnico-raciais possam estar permeadas na formação dos estudantes e no
reposicionamento das práticas docentes, e não serem lembradas apenas em
datas específicas. Deixo aqui meu convite aos colegas químicos, físicos e
matemáticos para essa leitura com o desejo que possamos tornar nossa ação
mais inclusiva e diversificada, reverberando em outro modelo de sociedade.

Categorias: ,

Descrição

Janaína de Azevedo Corenza
Mãe da Lavínia de Azevedo Corenza, filha de Inah Silva de Azevedo, neta de Pedrina Alves de Oliveira e de Maria Cecília Martins de Azevedo. Entre outras muitas Janaínas, é docente das disciplinas pedagógicas dos cursos de Formação de Professores do Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Nilópolis. Docente do curso de Especialização em Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-brasileiras, campus São Gonçalo. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos, campus Nilópolis. Doutora em Educação (PUC-Rio). Mestrado em Educação (UniRio). Pedagoga (UFF).

 

Sumário

 

Apresentação

 

Muito além de um prefácio

Waldineia Teles Pereira ………………………………….. 17

 

Com a palavra, a organizadora Janaína de Azevedo Corenza …………………………… 21

 

  1. A Segregação Socioespacial no ensino da Geografia: a partir do Livro “Quarto de Despejo”

Bruna Conceição de Souza …………………………….. 25

 

  1. Breves reflexões acerca dos impactos da Lei 10.639/2003 na Geografia e no currículo: o caso das Disciplinas Diversificadas de Magé – RJ

Bruna Machado da Rocha ……………………………… 43

 

  1. Currículo antirracista e o ensino da matemática: desafios e caminhos

Amanda Gabriel …………………………………………… 67

 

  1. A Freguesia de Irajá para o ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-Brasileiras: possibilidades

Jéssica Pereira Couto …………………………………….. 83

 

  1. A importância do debate racial nas aulas de História do Ensino Médio

Lavini Castro ……………………………………………….. 115

 

  1. Currículo antirracista e o ensino de Química

Paloma Nascimento dos Santos ………………………. 139

 

  1. Ensino Afrocêntrico da Física: Uma proposta didática com a cosmologia dos Povos

Dogons Taneska Cal …………………………………………………. 155

Informação adicional

Peso 300 kg
Dimensões 17 × 24 × 02 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?