Descrição
Beatriz Piccolo Gimenes
Psicóloga Clínica e Institucional. Licenciada e Formação em Psicologia (UniGrande-ABC) e em Matemática (FFCL-SantoAndré). Mestrado em Psicologia da Saúde (UMESP). Especializada em Psicopedagogia Clínica (UMESP), TDAH e Dislexia (FMABC), Terapia Familiar em Hospital e em Ciências Visuais (Psiquiatria e Oftalmologia da UNIFESP/EPM).Doutoranda em Ciências (EPE-UNIFESP). Membro do GeBrinq, da ANPEPP, da ABBri e da International Toy Library Association. Docente em Psicopedagogia e Neuropsicomotricidade. Investiga Brincar na Saúde, Visão Subnormal, Psicomotricidade, Arteterapia, Ludicidade e Brinquedoteca.
Rosely Perrone
Psicóloga Clínica e Hospitalar. Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo. Reconhecimento de grau de Psicólogo concedido pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutoranda em Psicologia Clínica pela Universidade de Lisboa. Professora de cursos de Extensão e Pós-Graduação. Membro da ABBri e da ANPPEP. Áreas de investigação: Psicologia da Saúde, Psicologia da Gravidez e da Maternidade, Prematuridade, Aleitamento Materno e Ludicidade.
Sumário
PREFÁCIO
Carlos Neto………………………………………………………………………………………………….. 21
APRESENTAÇÃO
Beatriz Picolo Gimenes e Rosely Perrone…………………………………………………… 25
INTRODUÇÃO –
CONSIDERAÇÕES LÚDICAS À LUZ DA NEUROCIÊNCIA
Beatriz Picolo Gimenes e Rosely Perrone……………………………………………. 31
Capítulo 1 –
BRINCAR COMO ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL
Ana Lourenço……………………………………………………………………………………….. 51
Capítulo 2 –
O CANTO MATERNO NA ONTOGÊNESE DA MUSICALIDADE
COMUNICATIVA E DA LUDICIDADE HUMANA
Maria Eduarda Carvalho……………………………………………………………………… 65
Capítulo 3 –
A LUDICIDADE, O SONO E A NEUROCIÊNCIA: BRINCAR
VERSUS DESCANSAR
Célia Regina da Silva Rocha………………………………………………………………… 81
Capítulo 4 –
LUDICIDADE, BRINCADEIRAS MUSICAIS E NEUROCIÊNCIAS
Tereza Raquel Alcântara-Silva………………………………………………………….. 101
Capítulo 5 –
A LUDICIDADE PROFILAXIA OU REABILITAÇÃO NAS ALTERAÇÕES
DE LINGUAGEM: DA INFÂNCIA AO IDOSO
Maria Paula Costa Raphael ……………………………………………………………… 119
Capítulo 6 –
SAÚDE MENTAL, SUSTENTABILIDADE E LUDICIDADE:
BRINCAR PARA (RE)CRIAR
Rosely Perrone e Tereza Miriam Pires Nunes (Zamira)…………………… 137
Capítulo 7 –
O BRINCAR NO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)
Maria Clara Nassif……………………………………………………………………………… 153
Capítulo 8 –
O BRINCAR PELO OLHAR DA BRINQUEDISTA HOSPITALAR
Daniela Ribeiro Linhares……………………………………………………………………. 169
Capítulo 9 –
O BRINCAR EM UM HOSPITAL INFANTIL:
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Marta Marina Teixeira da Silva e
Sergio Antonio Bastos Sarrubbo……………………………………………………….. 185
Capítulo 10 –
GERONTOPSICOMOTRICIDADE, ARTETERAPIA E LUDICIDADE:
REABILITAÇÃO DE IDOSAS RELIGIOSAS
Fátima Araujo de Oliveira (Marrom Araújo)……………………………………. 201
Capítulo 11 –
ARTETERAPIA COMO LUDICIDADE NA PSICOLOGIA
DA SAÚDE E NA PSIQUIATRIA
Beatriz Picolo Gimenes e Elizabete de Fatima Schmitz 217
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