Letramento – Uma prática em busca da (re)leitura do mundo

R$58,00

 ISBN 978-85-7854-020-3

Autora: Jaqueline Luzia da Silva

Formato: 14x21cm

220 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2009

Resumo:

Este livro nos convida a ler ou reler Paulo Freire e outros autores que tratam da temática da alfabetização e do letramento. A (re)leitura do mundo será realizada por uma ação educativa, capaz de subsidiar os educandos para que observem a realidade de maneira diferente a partir do processo de alfabetização. É essa postura diante do mundo, não garantida apenas pela leitura da palavra, mas impulsionada por ela, que deve ser o objetivo. Uma alfabetização de qualidade permitirá aos educandos fazer a leitura da leitura do mundo anteriormente feita. E, assim, os educandos estarão alfabetizados, não somente para continuar no circuito escolar mas também para a vida cidadã. Esse exercício crítico da (re)leitura do mundo pode vir a ser o instrumento mais eficaz de transformação das estruturas sociais.

Categorias: , ,

Descrição

Currículo da autora:

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2002), com licenciatura em Sociologia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2005). É professora da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro desde 1999 e, atualmente, trabalha no Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos (CREJA). Também atua como Técnica em Assuntos Educacionais na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino das séries iniciais para crianças, jovens e adultos. Atua principalmente nas seguintes áreas: Alfabetização, Letramento, Educação de Jovens e Adultos e Formação de Professores Alfabetizadores.

Sumário:

  1. UMA PRÁTICA EM BUSCA DA(RE)LEITURA DO MUNDO 
  1. DA RELAÇÃO ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

            2.1 A escola enquanto reprodutora de desigualdades

            2.2 Desigualdade e fracasso escolar

            2.3 Entendendo a alfabetização

            2.4 Alfabetização e letramento

            2.5 Leitura do mundo e leitura da palavra

            2.6 Leitura do mundo e sucesso escolar

            2.7 Construindo caminhos para o letramento

            2.8 Por uma (re)leitura do mundo

III. POR QUE TRABALHAR COM HISTÓRIAS DE VIDA?

  1. HISTÓRIAS DE VIDA E ALFABETIZAÇÃO: PARA ALÉM DA LEITURA DE MUNDO

            4.1 Aline: pela valorização da leitura do mundo na escola

            4.2 Lucas: a contribuição do letramento para a leitura da palavra

            4.3 Pedro: escolarização como prática para a (re)leitura do mundo

            4.4 Júlia: a leitura do mundo enquanto instrumento para a aprendizagem

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

Informação adicional

Peso 0,300 kg
Dimensões 14 × 21 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?