Descrição
Currículo da autora:
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2002), com licenciatura em Sociologia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2005). É professora da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro desde 1999 e, atualmente, trabalha no Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos (CREJA). Também atua como Técnica em Assuntos Educacionais na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino das séries iniciais para crianças, jovens e adultos. Atua principalmente nas seguintes áreas: Alfabetização, Letramento, Educação de Jovens e Adultos e Formação de Professores Alfabetizadores.
Sumário:
- UMA PRÁTICA EM BUSCA DA(RE)LEITURA DO MUNDO
- DA RELAÇÃO ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
2.1 A escola enquanto reprodutora de desigualdades
2.2 Desigualdade e fracasso escolar
2.3 Entendendo a alfabetização
2.4 Alfabetização e letramento
2.5 Leitura do mundo e leitura da palavra
2.6 Leitura do mundo e sucesso escolar
2.7 Construindo caminhos para o letramento
2.8 Por uma (re)leitura do mundo
III. POR QUE TRABALHAR COM HISTÓRIAS DE VIDA?
- HISTÓRIAS DE VIDA E ALFABETIZAÇÃO: PARA ALÉM DA LEITURA DE MUNDO
4.1 Aline: pela valorização da leitura do mundo na escola
4.2 Lucas: a contribuição do letramento para a leitura da palavra
4.3 Pedro: escolarização como prática para a (re)leitura do mundo
4.4 Júlia: a leitura do mundo enquanto instrumento para a aprendizagem
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
Avaliações
Não há avaliações ainda.