Jogos para uma aprendizagem significativa

R$60,00

 ISBN 978-85-7854-235-1

Autora: Marcia Lisboa

Formato: 14x21cm

188 páginas

Ano de publicação: 2º edição – 2013

Resumo:

O sentir precede o pensar. Primeiro, vivenciamos, sentimos e, depois, simbolizamos em nosso pensamento. O equilíbrio entre o racional e o emocional é importante para uma aprendizagem significativa e é essencial para uma vida feliz.

Somos dotados de sensibilidade, e nossa natureza sensível nos faz, humanos, seres criativos e inventivos.

Para aprender, necessitamos imprimir significados e, para significar, necessitamos vivenciar, criar. Esse processo nos leva a perceber o mundo e nos perceber no mundo como criadores.

Para as crianças, o jogo está relacionado a brincadeiras. Assim, incluir o jogo em nosso planejamento é uma maneira de trazer mais ludicidade e prazer para a prática docente, garantindo aos educandos o exercício de sua criatividade com alegria, um dos aspectos que torna a junção do jogo às Linguagens da Arte uma atraente combinação para a educação.

As expressões artísticas pertencem ao mesmo universo lúdico do jogo. Os Jogos de Arte têm como proposta principal a valorização e o estímulo à criação artística, que, por si, já é livre, aberta para a criatividade e para a descoberta.

Descrição

Currículo da autora:

Bacharel em Artes Cênicas – Interpretação (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro).
Licenciada em Educação Artística (Licenciatura Plena-Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro).
Psicopedagoga, palestrante e escritora. Arte-educadora, cantora e compositora.
Participou de importantes eventos internacionais de música incluindo o Pori Jazz na Finlândia, onde representou o Brasil por dois anos consecutivos, evento esse que já contou com nomes como Gilberto Gil, Hermeto Pascoal e os internacionais Elton John e Norah Jones. No mesmo país, ministrou com sua equipe workshops nos anos de 2011 e 2012.
Ministra palestras e workshops que possuem temas diversos, e algumas características que norteiam seu trabalho: interatividade, objetividade e exemplos práticos. Oferecendo assim, condições para que o profissional da educação leve a Arte (música, teatro, expressão corporal e artes visuais) e a alegria do brincar para sua prática cotidiana.

Sumário:

I PARTE – ARTES, JOGOS E AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

1 PRELÚDIO

2 APRENDER JOGANDO COM ARTE

2.1 A Arte na Escola

3 A DIMENSÃO SIMBÓLICA

3.1 Consciência

3.2 A Fronteira da Linguagem

3.3 Quando a Linguagem vira Arte

4 ARTE ONDE O TUDO E O NADA CABEM

4.1 Linguagens da Arte

5 ARTE E EDUCAÇÃO

5.1 Arte na Escola

5.2 Arte: A Produção de Formas

5.3 Arte para Quê? O que Queremos?

6 NO JOGO

6.1 Conceitos

7 SOU INTELIGENTE?

7.1 Voltando um Pouco na História

7.2 As Sete Inteligências

7.3 Inteligência Linguística

7.4 Inteligência Lógico-Matemática

7.5 Inteligência Espacial

7.6 Inteligência Musical

7.7 Inteligência Corporal-Cinestésica

7.8 Inteligência Pessoal

7.9 Inteligências

7.10 Um Olhar a Luz das Inteligências Múltiplas

8 JOGOS & ARTE – ESTIMULANDO AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS

II PARTE – A PRÁTICA

1 INTRODUÇÃO

2 EXPRESSÃO CORPORAL, MOVIMENTOS E ARTE VISUAIS. ESTIMULANDO AS INTELIGÊNCIAS: ESPACIAL, CINESTÉSICO-CORPORAL, INTRAPESSOAL E EXTRAPESSOAL

2.1 Espaço com Equilíbrio

2.2 Brincando no Espaço – Diferentes Velocidades e Imagens

2.3 Brincando com o Corpo – O Ar que Entra, o Ar que Sai

2.4 espaço, Equilíbrio, Lateralidade

2.5 Explorando os Planos

2.6 Circuito – Artes Visuais

2.7 Observação, Atenção e Expressão

2.8 Refinando Sentidos

2.9 Jogo – Eu sou seu Espelho

2.10 Jogo das Bolinhas Coloridas

2.11 Jogo da Escultura Viva

2.12 De que eu sou Feito?

3 IMPROVISAÇÃO TEATRAL – CRIANDO HISTÓRIAS, BRINCANDO COM AS PALAVRAS E ESTIMUNDANDO AS INTELIGÊNCIAS: LINGUÍSTICA E PESSOAIS

3.1 A Nossa História

3.2 Improvisação Teatral – A Partir de um Tema

3.3 Improvisação Teatral – Palavras

3.4 Criando Frases e Improvisando

3.5 Imagens e Histórias

3.6 Contando Histórias com Objetos

4 MÚSICA, EXPRESSÃO CORPORAL E PLÁSTICA. ESTIMULANDO A INTELIGÊNCIA: MUSICAL

4.1 Meu Nome, Meu Ritmo, Meu Movimento

4.2 Releitura

4.3 Brincando com o Timbre e a Intensidade

4.4 Jogo da Memória Musical

4.5 Que Som é Esse?

4.6 que Instrumento é Esse?

4.7 Roda de Sons – Corpo

4.8 Roda de Sons – Percussão

4.9 Melodia, Ritmo, Letra

4.10 As Alturas

4.11 Conhecendo a Voz e Cantando

5 ARTES VISUAIS. INCENTIVANDO A INTELIGÊNCIA: LÓGICO-MATEMÁTICA

5.1 Formas

5.2 As Formas Geométricas e Alfredo Volpi

5.3 Jogando com Tangram

5.4 A Arte Matemática do Mosaico Polígonos Lado a Lado sem Espaços Vazios

5.5 Projeto: As Carpas e o Dia das Crianças no Japão

5.6 Gincana de Arte e Matemática

5.7 O Quarto de Van Gogh

5.8 Brincando com Origamis

AOS COLEGAS EDUCADORES

AGRADECIMENTOS

REFERÊNCIAS

Informação adicional

Peso 300 g
Dimensões 14 × 21 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?