Formação de Professores na Educação de Jovens e Adultos – Temas em debate

R$98,00

ISBN 978-85-7854-513-0

Organizadora: Jaqueline Luzia da Silva

Formato: 14x21cm

388 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2020

Resumo

A atuação na Educação de Jovens e Adultos tem enfrentado grandes desafios em todo o país. As taxas de analfabetismo e baixa escolarização da população, o pouco financiamento e a ausência de políticas públicas voltadas para os sujeitos jovens e adultos pouco escolarizados se refletem também no baixo investimento na formação docente para esta área. Como a formação para a maioria dos educadores da EJA ocorre ao mesmo tempo que se dá a atuação em sala de aula, como formação continuada e não formação inicial, seus saberes profissionais se constituem no próprio contexto de ação. Assim, os cursos são espaços privilegiados de trocas, aprendizagens, construção de planejamentos etc. Por isso, necessitam fomentar a busca de estudos, pesquisas e outras práticas para o aprimoramento da ação educativa. Trabalhar com a formação de professores da EJA requer também uma análise política das condições em que se encontram as escolas dentro dos sistemas, tanto sociais quanto materiais.

Este livro nos convida a compreender a EJA como o espaço da formação, por isso traz alguns temas importantes, a partir da realidade e da diversidade dos sujeitos. Os conteúdos abordados partem da necessidade de trazer essa diversidade para o debate e a reflexão, discutindo as especificidades dos sujeitos atendidos, suas necessidades de aprendizagem, reconhecendo-os como sujeitos de direitos.

Descrição

Jaqueline Luzia da Silva

Graduada em Ciências Sociais pela UFRJ, com licenciatura em Sociologia. Mestre em Educação pela UFRJ. Doutora em Educação pela PUC-Rio. Professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ, onde atua na Graduação do Curso de Pedagogia e coordena o Projeto de Extensão “Desafios e possibilidades atuais na Alfabetização de Jovens e Adultos”. Autora do livro “Letramento: uma prática em busca da (re)leitura do mundo” e organizadora dos livros “Educação de Jovens e Adultos: reflexões a partir da prática” (com Pedro Carlos Pereira) e “Orientação e Supervisão Educacional: reflexões sobre o fazer pedagógico”, publicados pela Wak Editora.

 

Sumário

Apresentação                                                      19

SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:

QUEM SÃO ESTES ATUALMENTE?                        29

Jaqueline Luzia da Silva

PESQUISA E LEITURA: CONTRIBUIÇÕES PARA A

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

ALFABETIZADORES                                                57

Márcia Cabral da Silva

A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:

PRINCÍPIOS DIDÁTICOS DO TRABALHO

PEDAGÓGICO                                                                       87

Paula da Silva Vidal Cid Lopes

FORMAÇÃO DE LEITORES NA EJA:

AS CONTRIBUIÇÕES DA SALA DE LEITURA

PARA A ALFABETIZAÇÃO                                       105

Solange Freitas da Mota

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O FAZER

PEDAGÓGICO                                                                       125

Jaqueline Luzia da Silva

RELAÇÕES RACIAIS E OS ESTUDANTES DA EJA:

DESDOBRANDO A LEI n.º 10.639/2003             149

Janaína de Azevedo Corenza

ALUNOS EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E EM

CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS.

QUAL QUESTÃO?                                                     169

Giane Moreira dos Santos Pereira

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E

COMUNICAÇÃO (TICs)                                            195

Hérica Ferreira dos Santos Marinate

ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E ENSINO DE

HUMANIDADES PARA JOVENS, ADULTOS

E IDOSOS                                                                  213

José Carlos Lima de Souza

A CONTRIBUIÇÃO DO TEATRO NO PROCESSO DE

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE JOVENS,

ADULTOS E IDOSOS: UMA EXPERIÊNCIA DE

FORMAÇÃO DOCENTE                                            233

Carlos Soares Barbosa

André Luís de Moura Pessôa

QUESTÕES DE GÊNERO NA EJA:

ALGUMAS REFLEXÕES                                           257

Ana Patrícia da Silva

A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: FUNDAMENTOS, PRINCÍPIOS E PERCEPÇÕES           277

Erika Souza Leme

Michele Pereira de Souza da Fonseca

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ALFABETIZAÇÃO

DE JOVENS E ADULTOS                                          295

Katia Regina das Chagas Moura

A AFETIVIDADE COMO ELEMENTO ESSENCIAL PARA

A APRENDIZAGEM DE SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA

NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS               325

Severina Pereira de Lima Bragante

NÃO PODIA SER SÓ MAIS UM SILVA                    363

Leonardo da Costa Ferreira

ACOLHIMENTO COMO MEDIADOR DA

INCLUSÃO PEDAGÓGICA                                        379

Vanessa Santana Caetano