Descrição
Jaqueline Luzia da Silva
Graduada em Ciências Sociais pela UFRJ, com licenciatura em Sociologia. Mestre em Educação pela UFRJ. Doutora em Educação pela PUC-Rio. Professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ, onde atua na Graduação do Curso de Pedagogia e coordena o Projeto de Extensão “Desafios e possibilidades atuais na Alfabetização de Jovens e Adultos”. Autora do livro “Letramento: uma prática em busca da (re)leitura do mundo” e organizadora dos livros “Educação de Jovens e Adultos: reflexões a partir da prática” (com Pedro Carlos Pereira) e “Orientação e Supervisão Educacional: reflexões sobre o fazer pedagógico”, publicados pela Wak Editora.
Sumário
Apresentação 19
SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:
QUEM SÃO ESTES ATUALMENTE? 29
Jaqueline Luzia da Silva
PESQUISA E LEITURA: CONTRIBUIÇÕES PARA A
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
ALFABETIZADORES 57
Márcia Cabral da Silva
A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:
PRINCÍPIOS DIDÁTICOS DO TRABALHO
PEDAGÓGICO 87
Paula da Silva Vidal Cid Lopes
FORMAÇÃO DE LEITORES NA EJA:
AS CONTRIBUIÇÕES DA SALA DE LEITURA
PARA A ALFABETIZAÇÃO 105
Solange Freitas da Mota
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O FAZER
PEDAGÓGICO 125
Jaqueline Luzia da Silva
RELAÇÕES RACIAIS E OS ESTUDANTES DA EJA:
DESDOBRANDO A LEI n.º 10.639/2003 149
Janaína de Azevedo Corenza
ALUNOS EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E EM
CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS.
QUAL QUESTÃO? 169
Giane Moreira dos Santos Pereira
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E
COMUNICAÇÃO (TICs) 195
Hérica Ferreira dos Santos Marinate
ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E ENSINO DE
HUMANIDADES PARA JOVENS, ADULTOS
E IDOSOS 213
José Carlos Lima de Souza
A CONTRIBUIÇÃO DO TEATRO NO PROCESSO DE
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE JOVENS,
ADULTOS E IDOSOS: UMA EXPERIÊNCIA DE
FORMAÇÃO DOCENTE 233
Carlos Soares Barbosa
André Luís de Moura Pessôa
QUESTÕES DE GÊNERO NA EJA:
ALGUMAS REFLEXÕES 257
Ana Patrícia da Silva
A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: FUNDAMENTOS, PRINCÍPIOS E PERCEPÇÕES 277
Erika Souza Leme
Michele Pereira de Souza da Fonseca
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ALFABETIZAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS 295
Katia Regina das Chagas Moura
A AFETIVIDADE COMO ELEMENTO ESSENCIAL PARA
A APRENDIZAGEM DE SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA
NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 325
Severina Pereira de Lima Bragante
NÃO PODIA SER SÓ MAIS UM SILVA 363
Leonardo da Costa Ferreira
ACOLHIMENTO COMO MEDIADOR DA
INCLUSÃO PEDAGÓGICA 379
Vanessa Santana Caetano
Avaliações
Não há avaliações ainda.