Descrição
Currículo dos autores:
Ariana Cosme
Licenciatura e Doutorado em Ciências da Educação; Diretora do Gabinete de Educação Continuada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto – Portugal; Autora de obras em domínios como o da Metodologia de Projeto, Aprendizagem, Diferenciação Pedagógica e Atividade Docente.
Rui Trindade
Licenciado em Psicologia e doutor em Ciências da Educação, pela Universidade do Porto (Portugal). Professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde é membro do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE).
Sumário:
Introdução
A escola como espaço de formação: Que implicações educativas?
Educar e aprender: perspectivas em debate e implicações educativas
. O paradigma pedagógico da instrução: Educar é ensinar?
. O paradigma pedagógico da aprendizagem: a autossuficiência educativa em debate
. O paradigma pedagógico da comunicação: educar éinterpelar e ser interpelado no seio de uma comunidade de aprendizagem
O professor como interlocutor: contributo para uma ação educativa qualificada
Apoio ao trabalho e às atividades de aprendizagem dos alunos
– Aulas expositivas
– Apoio tutorial
– Apoio à realização de atividades relacionadas com o estudo
– Animação e gestão dos trabalhos de grupo
– Discussões em pequenos grupos
– Animação de Oficinas
– Dramatização (Role-Play)
– Apoio a atividades de pesquisa
Estudos de caso
Visitas de estudo
A aprendizagem por meio da utilização de genealogias
Entrevistas
Atividades de observação
– Apoio a atividades de resolução de problemas
– Apoio ao desenvolvimento de projetos
A metodologia de projeto
Projetos de intercâmbio escolar
As situações-problema
– Atividades de publicitação e partilha dos trabalhos realizados
A organização de painéis de debates
A produção de álbuns
A elaboração de relatórios
Organização social do trabalho de aprendizagem
Promoção de situações de reflexão por parte dos alunos
– A explicitação e a construção de critérios de avaliação
– O portfólio
Conclusão
Referências
Avaliações
Não há avaliações ainda.