Escola, Educação e Aprendizagem – desafios e respostas pedagógicas

R$78,00

ISBN 978-85-7854-094-4

Autores: Rui Trindade e Ariana Cosme

Formato: 16x23cm

232 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2010

Resumo:

Esta obra defende que a alternativa ao paradigma pedagógico da instrução não é o paradigma pedagógico da aprendizagem, mas o paradigma da comunicação. Será a partir desta ideia que se começa por afirmar a importância e a singularidade da Escola como um contexto educativo. Uma singularidade que conduz a uma reflexão sobre o ato de educar e de aprender, em função da qual se justifica tanto a caracterização dos três paradigmas referidos como o confronto que se estabelece entre eles, o qual está na origem da conclusão proposta neste livro, a de que a preocupação com o ato de aprender implica que se tenha de cuidar de um outro modo, enquanto docente, dos processos de comunicação e de interlocução que são geridos nas salas de aula e nas escolas. Serão estes processos que, no último capítulo, constituem o objeto de atenção, visando demonstrar, por meio da reflexão sobre os dispositivos e os modos de procedimento pedagógico concretos propostos, possibilidades que professores dispõem para se assumirem como interlocutores qualificados.

Categoria:

Descrição

Currículo dos autores:

Ariana Cosme

Licenciatura e Doutorado em Ciências da Educação; Diretora do Gabinete de Educação Continuada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto – Portugal; Autora de obras em domínios como o da Metodologia de Projeto, Aprendizagem, Diferenciação Pedagógica e Atividade Docente.

Rui Trindade

Licenciado em Psicologia e doutor em Ciências da Educação, pela Universidade do Porto (Portugal). Professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde é membro do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE).

 

Sumário:

Introdução

A escola como espaço de formação: Que implicações educativas?

Educar e aprender: perspectivas em debate e implicações educativas

O paradigma pedagógico da instrução: Educar é ensinar?

O paradigma pedagógico da aprendizagem: a autossuficiência educativa em debate

O paradigma pedagógico da comunicação: educar éinterpelar e ser interpelado no seio de uma comunidade de aprendizagem

O professor como interlocutor: contributo para uma ação educativa qualificada

Apoio ao trabalho e às atividades de aprendizagem dos alunos

– Aulas expositivas

– Apoio tutorial

– Apoio à realização de atividades relacionadas com o estudo

– Animação e gestão dos trabalhos de grupo

– Discussões em pequenos grupos

– Animação de Oficinas

– Dramatização (Role-Play)

– Apoio a atividades de pesquisa

Estudos de caso

Visitas de estudo

A aprendizagem por meio da utilização de genealogias

Entrevistas

Atividades de observação

– Apoio a atividades de resolução de problemas

– Apoio ao desenvolvimento de projetos

A metodologia de projeto

Projetos de intercâmbio escolar

As situações-problema

– Atividades de publicitação e partilha dos trabalhos realizados

A organização de painéis de debates

A produção de álbuns

A elaboração de relatórios

Organização social do trabalho de aprendizagem

Promoção de situações de reflexão por parte dos alunos

– A explicitação e a construção de critérios de avaliação

– O portfólio

Conclusão

Referências

Informação adicional

Peso 0,400 kg
Dimensões 16 × 23 × 1 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?