Descrição
Currículo do organizador
Alexandre do Amaral Ribeiro
Doutor em Linguística (UNICAMP). Mestre em Letras e Especialista em Psicopedagogia Diferencial: diferenças na aprendizagem (PUC-Rio). Pós-Doutorado em Estudos da Linguagem (Português como Segunda Língua) pela PUC-Rio. Graduação em Letras (UERJ). Professor do Departamento de Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa e Filologia (LIPO) do Instituto de Letras da UERJ. Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ. Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português como Língua Estrangeira/Segunda Língua (NUPPLES). Membro da International Pragmatics Association e Membro da Associação de Professores de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro (APLE-RJ).
Sumário:
APRESENTAÇÃO: Ensinar português para estrangeiros – um delírio
Alexandre do Amaral RIBEIRO ……………………………….. 11
PORTUGUÊS DO BRASIL: INTERNACIONALIZAÇÃO, POLÍTICAS E CONTEXTOS
Internacionalização do português: perspectivas historiográfica e intercultural
José Marcelo Freitas de LUNA ………………………………… 19
Estudos em PL2E no Brasil: trajetórias e tendências
Rosa Marina de Brito MEYER………………………………….. 29
Considerações sobre o ensino de português na Alemanha
Gabriela MARQUES-SCHÄFER; Ebal Sant’Ana
BOLACIO FILHO……………………………………………………. 47
PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS: LÉXICO, CULTURA E GRAMÁTICA
Sobre brasileirismos em dicionários do século XIX
Laura do CARMO ………………………………………………… 58
O dicionário on-line de português para estrangeiros
NUPPLES-CEFIL
Flávio BARBOSA ………………………………………………….. 72
Fraseologismos no ensino de L2: um desafio
Denise Salim SANTOS……………………………………………. 82
A metáfora na mídia escrita e sua relevância em aulas de português como segunda língua para estrangeiros
Sheila MEJLACHOWICZ………………………………………….. 89
Para uma gramática da enunciação do português: os Atos de Fala
Liliane SANTOS……………………………………………………. 105
A gramática funcional do discurso e os sufixos avaliativos na sala de aula de PL2E: peças publicitárias como fonte de produção de material didático
Adriana L. do Prado REBELLO; Maria Cecília G. CARVALHO……………………………………. 117
PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS: PRÁTICAS E RECURSOS DIDÁTICOS
CLICABRASIL: uma proposta para ensino de português como língua estrangeira (PLE) e cultura brasileira
Vivian FLANZER…………………………………………………… 132
Le brésilien (le portugais du Brésil) sans peine: estereótipos do Brasil e dos brasileiros
Cirlene SANSON; Norimar JÚDICE……………………………. 144
A leitura em materiais didáticos de PLE
Danúsia Torres dos SANTOS; Tatiana Corrêa da SILVA… 152
PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA: SALA DE AULA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Poder e assimetrias em uma sala de português como língua estrangeira multicultural
Denise Barros WEISS; Daniel Augusto de OLIVEIRA……… 168
Formação de professores de português para estrangeiros: reflexões a partir da produção acadêmica brasileira
Amélia Escotto do A RIBEIRO; Alexandre do Amaral RIBEIRO; Alessandra R. BAPTISTA. 189
Avaliações
Não há avaliações ainda.