Descrição
Luciana Mendonça Alves
Fonoaudióloga. Doutora e mestre em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-doutora em Linguística pelo Laboratoire Parole et Langage (LPL) – Aix-Marseille Université – França. Professora adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas da Faculdade de Medicina da UFMG.
Tânia Afonso Chaves
Fonoaudiologa pela Faculdades Metodistas Integradas Isabela Hendrix (1995). Pedagoga (UERJ). Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009).
Ângela Mathylde Soares
Neuropsicológa. Pedagoga. Psicopedagoga. Mestre, doutora e pós-doutora em Estudos psicanalíticos (Brasil – Estados Unidos – França). Mestre, doutora e pós-doutora em Neurociências (EUA). Diretora do Grupo de Investigação Internacional em Saúde e Educação (GI3TES – UE). Conselheira Nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPP). Conselheira Estadual da Associação Brasileira de Psicopedagogia – seção Minas Gerais (ABPP – Minas). Diretora Acadêmica da Associação Mineira de Psicanálise (AMAP). Coordenadora de pesquisa e relações Nacionais e Internacionais da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatra e áreas afins de Cariri – Juazeiro do Norte (ABENEPI – Cariri). Geo do Instituto Profa. Ângela Mathylde (IPAM.EDUCATION). GEO da Clínica Aprendizagem e Companhia – Saúde Integral.
Sumário
Prefácio 23
Ana Luiza Navas
Apresentação 27
- Como o cérebro humano aprende e como guarda saberes? 29
Marta Relvas
- Educação para todos? O que diz a legislação? – conquistas e desafios 45
Tania Afonso Chaves, Daniela Afonso Chaves Alencar de Carvalho e Ana Claudia Herdy Torres Teixeira
- Alfabetização para todos: requisitos básicos 61
Rita de Cássia Duarte Leite
- A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde no contexto educacional 85
Stela Maris Aguiar Lemos e Graziela Nunes Alfenas Fernandes
- Modelo de Resposta à Intervenção (RTI) como proposta de um sistema de apoio às dificuldades de aprendizagem e de comportamento 99
Simone Aparecida Capellini, Melissa Pinoti
Margutti, Graziele Kerges Alcantara, Giseli
Donadon Germano e Catia Giaconi
- Monitoramento e atividade consciente em escrita 115
Jaime Zorzi
- Monitoramento da fluência de leitura na escola 135
Luciana Mendonça Alves, Luiz Felipe dos Santos, Edlaine Souza Pereira e Letícia Correa Celeste
- Compreensão leitora 155
Andrea W. Dias Gattoni
- Reflexões sobre a aprendizagem matemática: precariedade, vulnerabilidade e Transtorno Específico de Aprendizagem 177
Angélica Polvani Trassi, Eder Ricardo Silva e
Flávia Heloísa Santos
- Vulnerabilidade social e o projeto “Um Salto para o futuro” 203
Flaviana Gomes da Silva, Danielle Diniz de Paula, Luciana Mendonça Alves e Letícia Correa Celeste
- A terapia ocupacional e as adaptações do contexto escolar: ambiente, atividades e estudantes 219
Juliana Flores Mendonça Alves
- Avaliação adaptada: muito além de uma nota 235
Rosana Mendes Ribeiro, Thaís Braga e Ângela Mathylde Soares
- Inclusão no Ensino Superior, um processo em construção: a experiência do Núcleo de
Acessibilidade e Inclusão da UFMG 253
Rosana Passos, Regina Céli Fonseca Ribeiro e Adriana M. Valladão Novais Van Petten
- Efeitos da implementação das cotas raciais para acesso de pessoas negras à educação superior no Brasil 277
Rosy Mary dos Santos Isaias, Suzana Maria dos Santos Costa, Nina de Castro Jorge, Phabliny Martins Silva Bomfim e Annelise Frazão
- A leitura e o envelhecimento: estimulação cognitiva, conexão e ressignificação da vida 295
Carolina Godoy, Rachel Loiola e Renata Valias
Avaliações
Não há avaliações ainda.