Descrição
Currículo do organizador:
O livro é uma obra coletiva do Grupo de Pesquisa CNPq/UFS “Arte, Diversidade e Contemporaneidade” (ARDICO), sediado no Campus de Arte da Universidade Federal de Sergipe, em Laranjeiras. ARDICO é liderado por Bernard Charlot, doutor e livre-docente em Educação, professor titular emérito da Universidade Paris 8 e professor visitante da CAPES na UFS, que organizou o livro. Autor ou organizador de 20 livros e de textos publicados ou traduzidos em 17 países, Bernard Charlot é um pesquisador em Educação de reconhecida fama internacional. Os demais autores são, na sua maioria, professores dos Núcleo de Dança e de Teatro da UFS, doutores, doutorandos, mestres. Professores, pesquisadores e artistas (bailarinas, atores, diretores etc.), sua própria pessoa simboliza o projeto do livro: o encontro da Educação, da Pesquisa e da Arte na Sociedade contemporânea.
Sumário:
Prólogo (Bernard Charlot)
Capítulo 1. “Clássica”,”moderna”, “contemporânea”: encontros e desencontros entre Educação e Arte (Bernard Charlot)
1. Arte clássica e Pedagogia tradicional
2. Arte Moderna e Pedagogia Nova
3. Arte contemporânea e Educação
Referências
Capítulo 2. Educar com arte e a Arte de educar na contemporaneidade (Ana Angélica Freitas Gois, João Carlos Carvalho Queiroz e Roberta Gaio)
1. Ser humano e Ser educador da arte na contemporaneidade
2. A Arte para a escola
Considerações finais
Referências
Capítulo 3. Balé Clássico na contemporaneidade: a dança elitista que se popularizou (Lavinia Teixeira de Aguiar Machado)
1. Breve histórico do balé clássico
2. O corpo dançante
3. Balé clássico na contemporaneidade: controverso em verso
Referências
Capítulo 4. Os sentidos e significados de corporeidades na dança contemporânea (Jussara da Silva Rosa Tavares e Patrícia Eduardo Oliveira Santos)
1. Balizamentos para a compreensão sobre a dança contemporânea
2. Bailado metodológico
3. Na dança das análises
3.1. Categorias
3.2. Os sentidos atribuídos à dança pelos sujeitos dançantes
Enfim…
Referências
Capítulo 5. A dança-teatro de Pina Bausch na mediação com o cinema (Ana Maria de São José)
1. Breve histórico da relação entre dança e cinema
2. A dança-teatro
3. O filme: Pina
Referências
Capítulo 6. A Mímica Corporal Dramática, a noção de transmissão e o princípio do jogo: um olhar sobre o ensino-aprendizagem da técnica decrouxiana (George Mascarenhas)
Referências
Capítulo 7. A maquiagem nas formas espetaculares (José Roberto Santos Sampaio – Roberto Laplagne)
1. Da experiência como maquiador de teatro
2. Sobre os estudos da maquiagem teatral
3. A máscara teatral
4. Da máscara para a maquiagem
5. A maquiagem na cena atual
Conclusão
Referências
Capítulo 8. Espetáculos tradicionais no palco da contemporaneidade: negociações entre o velho viável e o novo visível (Alexandra Gouvêa Dumas)
Referências
Capítulo 9. O Teatro como Educação Ética e Política (Lourdisnete Silva Benevides)
Referências
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