Descrição
Celeste Azulay Kelmané graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995).Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (2005). Coordena a linha de pesquisa Inclusão, Ética e Interculturalidade do PPGE. Fundou e foi coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez –GEPeSS/CNPq, até 2020.
Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck é licenciada em Química pela Universidade de Brasília (1998). Tecnóloga em Biotecnologia/Química (ETFQ-RJ). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNEB (2000). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília (2006). Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2011). Atualmente é professora associada do Departamento de Didática da Faculdade de Educação – FE, na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Surdez – GEPeSS e coordena o projeto de Acessibilidade no Curso de Línguas Aberto à Comunidade – CLAC/UFRJ. Atua nas disciplinas de Didática da Libras I e II e Prática de Ensino de Libras.
Mariana Gonçalves Ferreira de Castro é graduada em Pedagogia pelo Centro Educacional Celso Lisboa (2000) e em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais pela Universidade Estácio de Sá (2006).Especialista em Educação Especial-Deficiente auditivo pela Unirio (2010).Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá, (2011).Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021). Integra o corpo docente como professora adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Graduação, ministrando aulas de educação inclusiva e Libras. Atua como vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Surdez – GEPeSS.
Sumário:
refácio 19
Tatiana Bolivar Lebedeff
SEÇÃO 1 – SURDEZ,
CULTURA E SOCIEDADE 27
Capítulo 1 – Darwin, o cinema
e a Língua de Sinais 29
Celeste Azulay Kelman
Capítulo 2 – Breve história
dos professores surdos: afirmar
o coletivo em nós 55
Aline Lima da Silveira Lage e
Maurício Rocha Cruz
Capítulo 3 – Pensamento e
linguagem na pessoa surda 77
Celeste Azulay Kelman e
Edeilce Aparecida dos Santos Buzar
SEÇÃO 2 – TRANSDISCIPLINARIDADE
NA SURDEZ 107
Capítulo 4 – Surdez,
tecnologias auditivas e
proposta terapêutica bilíngue 109
Maria Isabel Kós Pinheiro de Andrade e
Melissa França de Souza Batista
Capítulo 5 – O protagonismo
surdo na leitura e produção
de material audiovisual 129
Ericler Oliveira Gutierrez,
Ednalva Gutierrez Rodrigues e
Nayara Santos Perovano
SEÇÃO 3 – SURDEZ E EDUCAÇÃO 149
Capítulo 6 – Prática pedagógica e
multimodalidade no ensino de
Língua Portuguesa para os surdos 151
Mariana Gonçalves Ferreira de Castro e
Mônica Astuto Lopes Martins
Capítulo 7 – A educação bilíngue de
surdos e o ensino de Matemática 179
Edson Akira Yahata
Capítulo 8 – Geografia com alunos
surdos nos anos iniciais: corporeidade
e imagens na elaboração de relatos 203
Thabata Fonseca de Oliveira e
Celeste Azulay Kelman
Capítulo 9 – Saberes do ensino
de História para os surdos 229
Paulo José Assumpção dos Santos
Capítulo 10 – Surdez:
especificidades de interpretação
do mundo 257
Edeilce Aparecida dos Santos Buzar
Capítulo 11 – Criação e produção de
conteúdo para as Redes Sociais
do GEPESS: articulações entre pesquisa
e mídias sociais 285
Amanda Gregório de Brito,
Lívia de Fátima de Oliveira Marques da Conceição e
Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck
Capítulo 12 – Olhar materno: perspectivas
de uma mãe sobre a educação da filha
com surdocegueira adquirida 307
Raffaela Lupetina
Capítulo 13 – Atendimento Educacional
Especializado e surdez 325
Adriana Lopes do Espírito Santo,
Letícia Peçanha Medeiros da Cunha e
Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck
Capítulo 14 – Educação de surdos:
relatos de experiências surdas 351
Betty Lopes L’Astorina de Andrade,
Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck e
Shirlei Carreira de Barros
Avaliações
Não há avaliações ainda.