Contribuições da Neurociência Para Uma Educação Integradora

R$98,00

ISBN 978-65-86095-74-6

Organizadores: Ângela Mathylde Soares / Fernando César Capovillla / Marta Relvas / Sheyla Baum / Simone Aparecida Capellini / Telma Pantano

Formato: 17x24cm

352 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2022

Resumo:

Este livro foi organizado pensando no diálogo entre Neurologia e Educação! A discussão em torno do binômio estímulo ambiental e Sistema Nervoso Central traz à luz a importância do processamento da informação para a aquisição e o desenvolvimento da linguagem e aprendizagem. Simplesmente, é um livro de leitura imperdível! Boa leitura! Excelentes reflexões! Simone Capellini

 

Aproveite esse livro! Foi organizado pensando em vocês, professores. Assim como os aprendentes, é importante estarmos atualizados com a Neurociência, processar informações, selecionar os estímulos mais importantes e renovar o conhecimento adquirido. Quando se aprende, novas habilidades e conhecimentos são demonstrados, ganhando-se competências para realizar novos feitos. Sucesso!

Ângela Mathylde

O cérebro humano pode ser considerado um órgão de possibilidades. É fundamental que o educador reconheça uma nova perspectiva que o aprender seja intermediado por essa incrível estrutura anatômica, fisiológica, psicológica e social que apresenta infinitas possibilidades.

Marta Relvas

O objetivo deste livro é trazer o cérebro como foco do conhecimento e contribuir com reflexões claras e acessíveis para a aplicação prática e direta para o contexto educacional. Para tanto, foram convidados nomes e renome nesses conhecimentos, mas que saibam traduzir de forma prática e direta esses conhecimentos. Tenho certeza de que o objetivo foi cumprido neste livro. Boa leitura!

Telma Pantano

Este livro apresenta os frutos de um esforço conjunto de professores, pesquisadores e clínicos na interface entre as áreas de Neurociências, Educação e Transtornos de Aprendizagem. O livro é dedicado aos profissionais da Educação e da clínica que buscam o estado da arte do conhecimento para fundamentar e aperfeiçoar a sua prática pedagógica e psicopedagógica.

Fernando Capovilla

O livro foi organizado pensando em vocês, professores. Apresenta uma perspectiva das ideias da Neurociência, Educação e Transtornos de Aprendizagem para além da separação entre saberes. Aproveite a leitura!

Sheyla Baumworcel

Categoria:

Descrição

Ângela Mathylde Soares

DR.h.c. Ph.D Pedagogia. Psicopedagoga. Psicanalista. Especialista em Psicanálise. Professora. Escritora. CEO da Clínica Aprendizagem e Companhia – Saúde Integral e Instituto Profª. Ângela Mathylde. Coordenadora da Faculdade Plus na Região Sudeste. Conselheira Nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Presidente do Congresso Internacional Brain Connection Brasil. Diretora do Grupo de Investigação Clínica em Saúde e Educação da União Europeia/G3TES. Membro da área acadêmica da Associação Mineira de Psicanálise (AMAP). Professora Honorária.

Fernando Cesar Capovilla

PhD em Psicologia Experimental (Temple University of Philadelphia, 1989). Professor titular do Instituto de Psicologia da USP. Livre-docente em Neuropsicologia Clínica (USP, 2011). Membro pleno do Conselho Nacional de Educação e da Comissão de Especialistas que elaborou o Relatório Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências.

Marta Relvas

Professora. Bióloga. Dr.h.c em Educação. Dr. e Ms. em Psicanálise. Psicopedagoga ABPp-RJ. Especialista Neurociência em Educação Especial e Inclusiva. Neuroanatomista. Neuropsicomotricista. Especialista em Fisiologia Humana e Bioética aplicada. Tem certificado pela Reggio Emília Study Abroad Program na Itália e Title in Education Neurosciences and childhood and adolescence learnig of Eramus+ University Europe, Portugal. Membro na Categoria de professora-pesquisadora da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). Autora da Wak Editora (RJ), da Editora Qualconsoante (Portugal) e da Editora do Brasil (SP).

Sheyla Baumworcel

Professora. Psicopedagoga pelo Pró-Saber RJ. Especialista em Neuroaprendizagem, Cognição e Psicomotricidade pelo Núcleo de Formação em Psicopedagogia e Neuroaprendizagem Irene Maluf e FIP – Faculdades Integradas Potencial. Participou do curso Identificação e Intervenção com crianças no Transtorno do Espectro Autista PUC-RIO. Autora na Wak Editora, Planeta Azul Editora e Artesã Editora.  Palestrante no Congresso Brain Connection, SIEESP, Hospital São Lucas, Rede Dor e Hospital Caxias Dor e cursos on-line.

Simone Aparecida Capellini

Docente do Departamento de Fonoaudiologia e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/UNESP – Marília –SP.

Telma Pantano

Fonoaudióloga e psicopedagoga do Serviço de Psiquiatria Infantil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Vice-coordenadora do Hospital-Dia Infantil do Instituto de Psiquiatria da FMUSP. Especialista em Linguagem. Mestre e doutora em Ciências pela FMUSP. Master em Neurociências pela Universidade de Barcelona – Espanha. Pós-doutora em Psiquiatria pela FMUSP.

 

Sumário

Prefácio ……………………………………………………………………………………….  23

Adriana Fóz

Apresentação ………………………………………………………………………………..  25

José Pacheco

Seção Neurociências

O célebre cérebro adolescente: comportamentos e aprendizagem ……….  29

Adriana Fóz

Neurodidática – a Neurociência aplicada à sala de aula ……………………  39
André Codea

Contribuições da Neurociência para a utilização de atividades
lúdicas nos espaços de aprendizagem ……………………………………….  55

Angela Cristina Munhoz Maluf

Avaliação Neuropsicológica na Educação – subsídios necessários ……….  65
Ângela Mathylde Soares, Emanuel Henrique Gonçalves Querino
e Karen Crosara Horta

As contribuições da Neurociência aplicada ao autismo …………………….  81
Eliana Ribeiro dos Santos

Um Diálogo entre a Prática Psicomotora e a Neurociência ……………….  97
Fátima Alves

Neurodesenvolvimento e Gênero ……………………………………………….  109
Marco Antonio Gomes Del’Aquilla

Fatores de proteção no desenvolvimento das                                funções corticais superiores ………………………………………………………………………….  127
Maria de Lourdes Merighi Tabaquim e Gustavo Lopes Toledo

A Biologia do desenvolvimento cerebral e a glioplasticidade
da aprendizagem escolar ………………………………………………………  141
Marta Relvas

Cérebro, Emoção e Aprendizagem  ……………………………………………..  149
Telma Pantano

Seção Educação

Cérebro, leitura e vulnerabilidades:
Como estimular nossas crianças? …………………………………………..  161

Alexandre Lucas de Araújo Barbosa, Ana Beatriz Leite dos Anjos
e Cíntia Alves Salgado Azoni

Neuropsicopedagogia da aprendizagem e inclusão escolar  ………………  177
Eugênio Cunha

Ressignificando o conceito de Ludicidade na Intervenção Psicopedagogica e no contexto socioeducacional infantil …………………………………………  189
Luciana Cordeiro Felipetto

Atenção e Aprendizagem: Fundamentos na
Perspectiva Fonoaudiológica …………………………………………………  199
Danielle Diniz de Paula, Patrícia Cotta Mancini
e Luciana Mendonça Alves

Neurociências e Aprendizagem: um olhar para a formação
e os cuidados com o professor em exposição ao estresse …………….  215
Luiza Elena Leite Ribeiro do Valle

Introdução ao Método Fônico ……………………………………………………  229
Fernando César Capovilla, Gabriela Gouveia Ferreira e Miriam Damazio

Em pauta: o processo de avaliação psicopedagógica
em uma perspectiva ecológica ……………………………………………….  241
Ângela Mathylde Soares e Roberta Rossi Oliveira Palermo

Linguística e Antropologia: a linguagem, os fonemas e a escrita ……….  249
Ângela Mathylde Soares, Pedro Francisco Molina e Rosana Mendes Ribeiro

O EU e o OUTRO – o lúdico como ferramenta para
as competências socioemocionais …………………………………………..  257
Sheyla Baumworcel

Seção Transtornos

Transtorno do défice de natureza na infância – uma perspectiva
da Neurociência aplicada à aprendizagem ……………………………….  273
Bruna Brandão Velasques e Mônica Maria Souza de Oliveira

Algumas possibilidades favoráveis ao aprendizado da criança
ou jovem com diagnóstico de TDAH, por meio do trabalho em
conjunto com as funções executivas ……………………………………….  285
Monique Ferreira Monteiro Beltrão

Transtorno do Espectro Autista: estilo cognitivo e aprendizagem ………  297
Renata Mousinho, Fernanda Mesquita e Juliana Pereira

TEA – síndrome de Asperger: uma abordagem multidisciplinar ………..  317
Ângela Mathylde Soares, Karen Crosara Horta e Rita Thompson

Identificação precoce da Dislexia do Desenvolvimento …………………..  335
Simone Aparecida Capellini, Alexandra Beatriz Portes de Cerqueira-Cesar, Bianca dos Santos, Gisele Donadon Germano, Graziele Kerges Alcantara
e Melissa Pinotti Marguti

Posfácio ……………………………………………………………………………………..  345

Francisco B. Assumpção Jr.

Informação adicional

Peso 0,600 kg
Dimensões 17 × 24 × 03 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?