Cérebro e Afetividade – Potencializando uma aprendizagem significativa

R$56,00

ISBN 978-65-86095-57-9

Autoras: Alessandra Machado / Mariana Fenta Elias

Formato: 14x21cm

96 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2021

Resumo:

Nosso cérebro precisa se emocionar, amar e se sentir amado, e isso não é diferente em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Por muito tempo, esse processo vem sendo estudado pela Neurociência que traz sempre importantes contribuições para os educadores, familiares, terapeutas e demais pessoas, interessadas em entender como o cérebro aprende e, principalmente, como compreender e potencializar o processo de ensino e aprendizagem.

Esta obra traz informações imprescindíveis para quem deseja agregar conhecimentos neurocientíficos e pedagógicos sobre o processo de aprendizagem e sua relação com a afetividade.

Como nossas emoções podem interferir no processo de aprendizagem? De que forma é possível oportunizar qualitativamente uma aprendizagem mais significativa? De que maneira os estímulos externos são recebidos e processados no cérebro? Qual o papel do educador nesse processo de interação e aprendizagem? Como podemos criar estratégias facilitadoras que potencializem o cérebro do educando? Será que a afetividade tem uma relação direta nesse processo de aprendizagem?

Essas e outras questões são respondidas neste livro, com uma linguagem clara e objetiva associando teoria, prática e aplicabilidade para o cotidiano.

Categorias: ,

Descrição

Alessandra Machado

Professora e coordenadora de cursos do CBI of Miami.

Psicóloga Clínica e Institucional (UGF).

Especialista em Neurociência aplicada à Educação, Neuropsicologia, Psicossomática e Educação Especial/Inclusiva.

Mestranda em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento Humano e na Educação
Pela Universidade Europeia del Atlântico/Espanha

Cofundadora do Projeto Compartilhando Ideias Neuroeducação.

 

Mariana Fenta Elias

Professora e coordenadora de cursos do CBI of Miami – Portugal.

Mestre em Educação Especial – Universidade Lusófona de Humanidades de Tecnologias (Portugal).

Graduada em Pedagogia (UERJ).

Pós-graduada em Psicopedagogia (CEPERJ).

Cofundadora do Projeto Compartilhando Ideias Neuroeducação.

Fundadora do espaço de Partilha e Envolvimento – Portugal.

 

SUMÁRIO

PREFÁCIO …………………………………………    11

APRESENTAÇÃO………………………………..    13

INTRODUÇÃO…………………………………..    17

CAPÍTULO I

Afetividade e aprendizagem: contribuições da Neurociência no ambiente escolar         21

CAPÍTULO II

Uma visão da Neurociência em relação ao

processo de ensinar e aprender……………………    25

CAPÍTULO III

A motivação e o cérebro da criança………….    31

CAPÍTULO IV

O Sistema Nervoso e a aprendizagem: as bases neurobiológicas do processo de aprender………………………………………………    39

CAPÍTULO V

Circuito cerebral: importância de uma

aprendizagem significativa…………………….    53

      CAPÍTULO VI

Cérebro e afetividade: ferramentas indispensáveis para uma aprendizagem transformadora………………………………………    59

CONCLUSÃO……………………………………..    85

REFERÊNCIAS…………………………………….    89

AS AUTORAS                  93

Informação adicional

Peso 0,150 kg
Dimensões 14 × 21 × 2 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?