Descrição
Currículo das organizadoras:
Aidyl M. Queiroz Pérez-Ramos
Possui graduação em Educação pela Universidade de São Paulo (1948), graduação em Psicologia – Columbia University (1956) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1960). Professor Titular aposentado da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Assis Unesp e professor convidado pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Perito das Nações Unidas na Espanha e África Ocidental. Professor Convidado pela Universidade Central de Venezuela e na Universidad La Laguna, Espanha. Titular da Cadeira nº 30, da Academia Paulista de Psicologia. Editora, há 16 anos, do Boletim Academia Paulista de Psicologia. Larga experiência na docência universitária e no exercício profissional na área de Psicologia Clínica, com ênfase em História, Teorias e Sistemas em Psicologia, atuando clinicamente no: ambiente hospitalar, primeira infância e avaliação-intervenção psicológica. Número expressivo de publicações: livros, capítulos de livros, artigos em revistas cientificas.
Vera Barros de Oliveira
Possui bacharelado e licenciatura em Pedagogia (1959) e formação em Psicologia (1986) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Psicologia Social (1983) e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (1989) pela Universidade de São Paulo. Livre-Docente em Psicologia Social pela USP (1998). Membro do Laboratório de Epigênese do IPUSP. Professora Titular do Programa de Mestrado em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo, de 1994 a 2012. Membro do Grupo de Trabalho da ANPEPP “Brinquedo, Aprendizagem e Saúde”. Presidente da Associação Brasileira de Brinquedotecas. “Research Coordinator” da “International Toy Libraries Association”. Membro da Academia Paulista de Psicologia. Possui várias publicações sobre o Brincar e a Brinquedoteca.
Sumário:
APRESENTAÇÃO
Cap. I – PROGRESSOS CIENTÍFICOS NA QUALIDADE DE VIDA DAS CRIANÇAS: O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PREVENTIVA
Aidyl M. de Queiroz Pèrez-Ramos
Cap. II – O BRINCAR DA CRIANÇA HOSPITALIZADA E A FAMÍLIA: O QUE DIZEM OS TRABALHOS?
Vera Barros de Oliveira
Cap. III – A BRINCADEIRA COMO AÇÃO NO MUNDO: O MODUS OPERANDI DA CRIANÇA NO ENFRENTAMENTO DA DOENÇA E DA HOSPITALIZAÇÃO
Keyla Reis
Ilka Bichara
Cap. IV – O BRINCAR PARA AS CRIANÇAS HOSPITALIZADAS E PARA SUAS MÃES
Silvana Maria Moura da Silva
Emniele Pinto Borges
Flor de Maria Araujo Mendonça
Cap. V – A CRIANÇA COM LEUCEMIA, O SEU TRATAMENTO E O BRINCAR Therezinha Vieira
Danielle Pereira Matos
Daniela Maria Teixeira Silveira Ivo
Marcia Sartorelo Carneiro
Cap. VI – O BRINCAR E A BRINQUEDOTECA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM PEDAGOGIA HOSPITALAR
Luana Carramilho Going
Maria Ângela Barbato Carneiro
Cap. VII – O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA HOSPITALIZADA
Eneida Simões da Fonseca
Cap. VIII – A BRINQUEDOTECA NO AMBIENTE HOSPITALAR AMBULATORIAL
Antonia Cristina Peluso de Azevedo
Avaliações
Não há avaliações ainda.