Descrição
Cristiano dos Santos Araújo
Esposo, pai e dono de um cachorro maluco. Formado em Educação Física. Pós-graduado em Psicopedagogia, Inteligência Socioemocional e Educação Física Escolar. Mestrando em Educação. Formando em Artes. Escritor. Palestrante. Educador. Compositor. Pesquisador. Contador de história. Idealizador do espaço Bora Brincar ateliê da Infância. Consultor educacional da Editora Movimenta. Diretor da página Brincadeiras e Jogos. Vocalista e musicista da Cia Cantadores de História. Colaborador e membro da Aliança pela Infância. Encantado pela infância e pelo brincar
Sumário
Prefácio ……………………………………………………………………………… 11
Apresentação ………………………………………………………………… 13
1 – Cultura tradicional e musical da infância ………… 15
1.1 – Quais os motivos para oferecer as músicas da infância? ……………………………………… 19 1.2 – O que são brincadeiras cantadas? ………………………….. 24
1.3 – Levar a brincar e sentir as emoções ……………………….. 31
2 – A música da infância e a ampliação do vocabulário …………………………………. 35
2.1- Músicas e a ampliação de vocabulário …………………… 35
2.2 – Sensibilidade musical ………………………………………………… 43
2.3- Ampliação dos vocabulários motor e expressivo …. 45
3- A música e a alfabetização ………………………………. 51
3.1 – Quando devemos iniciar a alfabetização e como acontece? …………. 51
3.2 – Destreza e raciocínio …………………………………………………. 57
3.3 -Consciência fonológica ……………………………………………… 59
3.4- Rimas, trava-línguas e aliteração – favorecimento da consciência fonológica …….. 61
4- Repertório de brincadeiras cantadas ……………….. 69
Referências……………………………………………………………………… 93
Avaliações
Não há avaliações ainda.