Descrição
Nora Cavaco
Licenciada em Educação de Infância. Licenciada em Psicóloga da Educação e Reabilitação (Universidade Algarve) com certificado europeu de psicóloga da Saúde e Educação. Pós-graduada em Neuropsicologia e Demências (Universidade Barcelona). Pós-graduada em Neuroeducação (FASP – Brasil). Mestre em Práticas Educativas (Universidade Málaga). Mestre em Psicologia da Educação na especialidade das Necessidades Educativas Especiais. Doutora em Educação infantil e Familiar: Investigação e desenvolvimento Psicopedagógico (Universidade Málaga e Escola Superior de Educação João de Deus – Lisboa). Pós-doutora em Intervenção Precoce em Autismo (Universidade Huelva em Espanha). Formação: Primary and Advanced Practicum in Rational – Emotive e Cognitive – Behavioral Theoryand Tecnhiques – REBT/CBT (The Albert Ellis Institute New York). Psico-hipnoterapeuta Clínica especialista em Criança e Adolescente. Docente universitária e pesquisadora do grupo HUM – Universidade de Huelva – Espanha. Diretora e fundadora do The Nora cavaco Institute- International center of Neurophycology and Autism. Presidente e fundadora da Associação Azul Autismo e Inclusão. Diretora e psicóloga clínica do centro Clínico Algharb em loulé – Algarve. Docente Universitária. Escritora.
Sumário
PREFÁCIO 9
Vitor da Fonseca
Apresentação 15
Saul Neves de Jesus
Introdução 19
O técnico ou o educador 22
Autismo, como definir e explicar? 24
- O AUTISMO E A AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA 27
- A NEUROPSICOLOGIA, O AUTISMO E AS FUNÇÕES
EXECUTIVAS 37
2.1. O educador e as suas interfaces
na promoção da resiliência 43
2.2. O desenvolvimento do educador em
nível pessoal e profissional: resiliência 87
Referências 109
- AUTISMO E PROPOSTAS DE ATIVIDADES 123
3.1. Atividade I 125
3.2. Atividade II 127
3.3. Atividade III 128
3.4. Atividade IV: Trabalhando as expressões 130
3.5. Atividade V: As minhas rotinas diárias 131
3.6. Atividade 6: Jogando com a memória 133
3.7. Técnicas utilizadas 134
3.8. Como devemos organizar-nos para
trabalhar com a criança autista? 138
3.9. Planificar para a criança e com a criança 140
3.10. Objetivos traçados pela equipe
recorrendo ao PEI 144
3.11. Como agir com a criança autista? 148
Referências 169
Avaliações
Não há avaliações ainda.