Descrição
WANESKA FERREIRA CAVALCANTE
Mestra em Diversidade e Inclusão (CMPDI/UFF). Pós-graduada em Educação Especial Inclusiva (SIGNORELLI). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professora regente de turmas inclusivas nas séries iniciais e professora de sala de recursos no Município de Duque Caxias no Estado do Rio de Janeiro. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Compreensão e Produção Escrita em Língua Portuguesa como Segunda Língua: experiências, desafios e perspectivas.
Apaixonada pela inclusão, tem a necessidade de aprender e compartilhar saberes, em busca de uma sociedade mais inclusiva e, principalmente, mais humanizada.
E-mail: w_ferreiralima@hotmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6796115053154043
OSILENE MARIA DE SÁ E SILVA DA CRUZ
Graduada em Letras – Português-Inglês (AEDB). Especialista em Atualização Pedagógica (CEPE/UFRJ). Mestra em Estudos Linguísticos e Estudos de Tradução (UFMG). Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP). Professora adjunta de Língua Portuguesa como L1 e L2 (INES). Docente titular do curso de Programa de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI/UFF). Docente visitante do Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn/UFF). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Compreensão e Produção Escrita em Língua Portuguesa como Segunda Língua: experiências, desafios e perspectivas e do Grupo de Pesquisa “O Passado em história: representações do INES em documentos oficiais e extraoficiais à luz da Linguística Sistêmico-Funcional”. Interesse por pesquisas que envolvem ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa como L1 e L2, produção de materiais didáticos que contemplem especificidades discentes. Orienta graduandos e pós-graduandos cujos temas de pesquisa estejam relacionados à Educação em diferentes contextos de ensino e aprendizagem.
E-mail: osilenesacruz@gmail.com; osilene@ines.gov.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8086836093429390
Sumário
Prefácio ………………………………………………………………………………………….. 15
Apresentação ………………………………………………………………………………….. 17
Introdução ………………………………………………………………………………………. 19
Unidade 1: Deficiência intelectual – o que nos importa saber? …………. 19
Deficiência intelectual – terminologia e conceitos ……………………………….. 19
Perspectivas para o desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual……………… 24
Unidade 2: Apresentando o Plano de Atividades ……………………………… 27
Plano de atividades …………………………………………………………………………………….. 27
Unidade 3: A Unidade Didática ……………………………………………………….. 31
Fases da produção da UD ………………………………………………………………………….. 31
Fase de Apresentação …………………………………………………………………………………. 33
Fase de Detalhamento ……………………………………………………………………………….. 40
Fase de Aplicação ………………………………………………………………………………………… 44
Fase de Aplicação – pós-leitura e produção ………………………………………….. 57
Considerações Finais ……………………………………………………………………….. 63
Referências ……………………………………………………………………………………… 67
Anexo 1: Plano de Atividades (CRUZ, MORAIS, 2020) ………………………………….. 69
Avaliações
Não há avaliações ainda.