Descrição
Michele Joia
Pedagoga. Psicopedagoga Clínica e Institucional. Educadora Especial, especialista em autismo, qualificada ABA. Professora e orientadora de Pós-graduação na área de Educação Inclusiva. Palestrante na área de Saúde e Educação. Atua em consultório com crianças com dificuldades especiais. Coordenadora do SOP – Serviço de Orientação Psicopedagógica para crianças com necessidades educacionais especiais em escolas particulares. Gestora das empresas CITV e Criar Recriar – Prevenção e Promoção de Saúde na Educação.
Sumário:
Prefácio…………………………………………………………………………… 13
Introdução……………………………………………………………………… 17
Capítulo I – O que é aprendizagem? O que é inclusão? Conceito e significado………………… 19
Conceitos……………………………………………………………….. 21
Aprendizagem segundo Piaget…………………………. 26
A inclusão de acordo com Piaget……………………… 30
Aprendizagem na visão de Vygotsky……………….. 31
A inclusão de acordo com Vygotsky………………… 35
Capítulo II – Aspectos psicoeducacionais para a aprendizagem plena: o papel do educador diante das dificuldades de aprendizagem……………….. 37
Professores mediadores e facilitadores……………. 43
O professor e a intervenção……………………………….. 44
Capítulo III – Conhecimentos fundamentais para a intervenção pedagógica. Os distúrbios e os transtornos de aprendizagem na sala de aula………………………………………………………………. 47
Dislexia……………………………………………………………………. 50
Disortografia…………………………………………………………. 52
Disgrafia…………………………………………………………………. 54
Discalculia………………………………………………………………. 55
T DAH – Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade……………………………………. 56
T DA…………………………………………………………………………. 58
Autismo………………………………………………………………….. 61
Asperger…………………………………………………………………. 63
Capítulo IV – A importância da Neuroeducação no cotidiano e para o trabalho ativo do professor………………………………………… 67
Hemisférios cerebrais e suas funções……………….. 73
Lobos cerebrais e suas funções…………………………. 74
Capítulo V – Atividades de prevenção e intervenção para o educador………………………………….. 79
Educação Infantil………………………………………………….. 82
Tipos de atividades a serem desenvolvidas pelo professor de Educação Física…………………….. 83
ANEXOS………………………………………………………………………….. 89
Avaliação do nível silábico do aluno…………………. 91
T este de aptidão……………………………………………………. 96
Atividades diárias de intervenção……………………… 97
Projeto – Adaptação e inclusão de crianças com necessidades especiais em escola regular…………………………………………………. 100
Referências…………………………………………………………………….. 107
ENTENDENDO AS PESQUISAS E AS PUBLICAÇÕES
NOTA FINAL
REFERÊNCIAS
Avaliações
Não há avaliações ainda.