Descrição
Currículo do autor:
Pós-Doutorado em Educação. Doutor em Filosofia e Tecnologia Educacional. Mestre em Ciências da Educação e Valores Humanos.
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Valores Humanos Transdisciplinares; Docência do Ensino Superior; Administração e Supervisão Educacional.
Bacharel e Licenciado em Filosofia, Física, Matemática e Pedagogia.
Escritor. Educador. Pesquisador. Palestrante. Congressista. Conferencista Internacional na Área Educacional. Autor de vários trabalhos científicos reconhecidos por acadêmicos, entre eles: The Best da Educação “Escola, Professor, Aluno – Os Participantes do Processo Educacional”.
Iniciou-se no magistério em 1984 na disciplina de Matemática, posteriormente, ao final da mesma década, já lecionava também na disciplina de Física.
Atualmente atua como professor universitário em cursos de Graduação e Pós-Graduação em Educação e, na rede pública estadual, leciona Matemática e Física.
Sumário
Apresentação ………………………………………………………………………………….. 17
Capítulo I – Compreensão e Contextualização das Políticas Educacionais no Brasil …………………….. 25
Política, Estado e Políticas Públicas: um Novo Entendimento ….. 26
Políticas Educacionais no Brasil: Sínteses Retrospectivas …………. 28
A Educação no Brasil e Suas Possibilidades Segundo a LDB ……. 31
A Qualidade na Educação ………………………………………………….. 32 O Ensino Fundamental …………………………………………………….. 34
O Papel do Professor ………………………………………………………… 35
A Formação Profissional ……………………………………………………. 37
Considerações Finais ………………………………………………………… 41
Referências ……………………………………………………………………… 42
Capítulo I I – Trajetória Histórica da Educação Brasileira ………….. 43
Educação no Período Colonial ……………………………………………. 43
Educação no Império ……………………………………………………….. 44
Educação na Primeira República …………………………………………. 45
Educação na Segunda República …………………………………………. 46
Educação na Nova República……………………………………………… 48
Considerações Finais ………………………………………………………… 50
Referências ……………………………………………………………………… 50
Capítulo III – Descentralização da Educação como Instrumento de Cidadania e Autonomia do Poder Local … 51
O Binômio Centralização/Descentralização ………………………….. 53
Autonomia da Escola ………………………………………………………… 54
Cidadão e Cidadania ………………………………………………………… 57
Os Pilares da Cidadania …………………………………………………….. 58
Poder Local …………………………………………………………………….. 58
Considerações Finais ………………………………………………………… 60
Referências ……………………………………………………………………… 62
Capítulo IV – Compreendendo o Processo Avaliativo Escolar…………. 63
O Processo Histórico Avaliativo…………………………………………… 64
Alguns Aspectos do que é Avaliar…………………………………………. 66
Avaliação Formativa versus Somativa…………………………………….. 68
Avaliação de Seletividade……………………………………………………. 70
Avaliação Escolar como Transformação Social………………………… 71
Considerações Finais…………………………………………………………. 74
Referências………………………………………………………………………. 76
Capitulo V – O Programa da Progressão Continuada…………………… 77
Progressão Continuada………………………………………………………. 78
Algumas Estratégias no Lapidar da Progressão Continuada………. 80
A Cultura Docente na Adequação do Currículo…………………….. 81
Educação Continuada: Prós e Contra…………………………………… 82
Considerações Finais…………………………………………………………. 86
Referências………………………………………………………………………. 87
Capitulo VI – Analfabetismo Funcional Como Consequência
da Política Educacional Brasileira…………………………………………….. 89
Analfabetismo e Analfabetismo Funcional…………………………….. 90
O Analfabetismo Funcional no Brasil…………………………………… 92
Políticas Educacionais………………………………………………………… 94
O Analfabetismo Funcional: um Novo Tipo de Exclusão Social… 96
Considerações Finais…………………………………………………………. 97
Referências………………………………………………………………………. 98
Capitulo VII – Educação Jovem e Adulta: O Grande Desafio do Milênio……….. 99
A Inclusão Social e Educacional…………………………………………… 101
A Educação dos Trabalhadores…………………………………………….. 103
Andragogia: um Novo Conceito Pedagógico
na Educação de Adultos……………………………………………………… 104
O Papel da Escola e do Professor na Educação
de Jovens e Adultos……………………………………………………………. 109
Considerações Finais…………………………………………………………. 113
Referências………………………………………………………………………. 114
Capitulo VIII – Tecnologia: A Educação do Terceiro Milênio…………. 115
A Informática na Educação…………………………………………………. 116
Os Desafios da Educação Tecnológica…………………………………… 118
A Profissão de Educar………………………………………………………… 120
A Formação de Professores na Era da Informatização………………. 122
Um Novo Repensar Pedagógico…………………………………………… 124
Considerações Finais…………………………………………………………. 126
Referências………………………………………………………………………. 127
Capitulo IX – Universidade: Desafios Ante a Qualidade Profissional e Educacional………………………… 129
Universidade……………………………………………………………………. 130
Qualidade em Serviços………………………………………………………. 132
A Responsabilidade Social e as Universidades………………………… 133
Avaliação Institucional do Ensino Superior: um Desafio
na Busca da Qualidade Educacional…………………………………….. 135
O Planejamento em uma Perspectiva Crítica
do Ensino Superior……………………………………………………………. 138
Considerações Finais…………………………………………………………. 147
Referências………………………………………………………………………. 149
Capitulo X – Educação, Pesquisa e Aprendizagem: O Limiar de uma Nova Era………………………. 151
Concepção de Educação e Aprendizagem……………………………… 152
Pesquisa em Sala de Aula……………………………………………………. 154
Delineamento da Pesquisa: Meios de Investigação………………….. 158
Os Métodos que Identificam a Finalidade da Pesquisa
e a Base Lógica da Investigação……………………………………………. 160
Educação, Pesquisa e Aprendizagem: O Êxito para a
Construção do Conhecimento…………………………………………….. 163
Considerações Finais…………………………………………………………. 164
Referências………………………………………………………………………. 166
Capitulo XI – A Face Oculta da Leitura no Processo Ensino-Aprendizagem: um Tabu a ser Desmistificado………… 167
Concepção de Leitura………………………………………………………… 169
Leitura e Aprendizagem: a Dualidade para a Formação
da Cidadania……………………………………………………………………. 171
A Leitura na Alfabetização………………………………………………….. 177
Dificuldades de Leitura e a Ação Psicopedagógica…………………… 180
O Professor, o Aluno e o Psicopedagogo……………………………….. 181
Considerações Finais…………………………………………………………. 184
Referências………………………………………………………………………. 186
Capitulo XII – A Psicopedagogia e a Teoria Construtivista: uma Utopia nas Escolas Públicas……………. 187
A Educação Escolar…………………………………………………………… 188
Política Educacional: A Teoria Construtivista………………………… 191
Psicopedagogia e a Concepção Construtivista
de Aprendizagem………………………………………………………………. 192
O Psicopedagogo e o Ambiente Escolar………………………………… 195
Considerações Finais…………………………………………………………. 197
Referências………………………………………………………………………. 198
Capitulo XIII – Educação Matemática: um Desafio para os Educadores………….. 201
Uma Visão dos Parâmetros Curriculares Nacionais
da Matemática………………………………………………………………….. 204
Matemática: um Duelo para os Educadores…………………………… 207
Competências e Habilidades Essenciais ao
Perfil dos Professores de Matemática…………………………………….. 210
A Importância da História da Matemática na Aprendizagem
dos Conteúdos Matemáticos………………………………………………. 211
O Ensino da Matemática por meio dos Jogos………………………… 214
O Professor de Matemática e as Novas Tecnologias…………………. 218
Considerações Finais…………………………………………………………. 224
Referências………………………………………………………………………. 225
Capitulo XIV – Gestão Democrática na Educação: Impasses e Desafios…………….. 227
Gestão Competente e Democrática: um Elo Essencial
à Qualidade de Ensino………………………………………………………. 230
A Participação Social na Gestão Democrática………………………… 233
Os Desafios da Gestão Pública para a Inovação no
Sistema de Ensino…………………………………………………………….. 234
A Dimensão Política………………………………………………………….. 236
Os Caminhos para a Democratização Escolar………………………… 238
Considerações Finais…………………………………………………………. 241
Referências………………………………………………………………………. 242
Capitulo XV – A Inclusão Psicopedagógica nas Escolas com Crianças Depressivas…………. 243
Depressão………………………………………………………………………… 244
Depressão Infantil…………………………………………………………….. 246
Estratégias de Intervenção Psicopedagógicas em Sala de Aula……. 249
Formas de Trabalho com Crianças Depressivas………………………. 250
Considerações Finais…………………………………………………………. 253
Referências………………………………………………………………………. 254
Capitulo XVI – A Educação Psicomotora como Aliada do Processo da Alfabetização………….. 255
Aspectos Históricos e Conceituais da Psicomotricidade…………… 256
Conhecendo o Sistema Psicomotor Humano (SPMH)……………. 258
Educação Psicomotora……………………………………………………….. 259
Psicomotricidade como Ciência da Educação………………………… 261
Objetivos da Psicomotricidade…………………………………………….. 261
Psicomotricidade: uma Aliada da Alfabetização……………………… 262
Considerações Finais…………………………………………………………. 266
Referências………………………………………………………………………. 267
Capitulo XVII – Mídia Educacional: Novos Tempos para um Ensino Renovado………… 269
Comunicação…………………………………………………………………… 271
As Mídias e Suas Inferências……………………………………………….. 272
Media Education……………………………………………………………….. 273
Modernização Tecnológica na Educação……………………………….. 276
Considerações Finais…………………………………………………………. 279
Referências………………………………………………………………………. 280
Capitulo XVIII – Investimento na Educação: a Chave para o Desenvolvimento Sustentável………… 283
Escola e os Desafios Educativos…………………………………………… 284
Desenvolvimento Sustentável e as Premissas
de Sustentabilidade……………………………………………………………. 285
Importância de Novos Investimentos para a Consolidação
da Educação do Desenvolvimento Sustentável……………………….. 287
Um Enfoque da Matemática no
Desenvolvimento Sustentável……………………………………………… 289
Considerações Finais…………………………………………………………. 292
Referências………………………………………………………………………. 293
Avaliações
Não há avaliações ainda.