Descrição
Heloísa Monte Serrat Barbosa
Graduação em Licenciatura plena em Educação Física (UFPR).
Especialização em Psicomotricidade Relacional (FAP/CIAR) e em Psicopedagogia (PUC-PR).
Formação em Teoria e Técnica de Grupos Operativos (Síntese-PR).
Mestrado em Psicologia Social Comunitária (UTP).
Laura Monte Serrat Barbosa
Pedagogia (PUC-PR). Especialista em Psicologia Escolar e da Aprendizagem (PUCCamp). Formação em Psicopedagogia (CEP – Curitiba). Mestrado em Educação (UFPR).
Sumário
Prefácio ………………………………………….. 13
Apresentação………………………………………… 17
PERCURSO LÚDICO 1………………………… 27
Minha infância foi ao ar livre ……………… 27
CAPÍTULO 1 – IMPERMANÊNCIA
A infância hoje – brincar e aprender………. 33
Atividade interativa………………………….. 40
PERCURSO LÚDICO 2………………………… 45
Brincar no trabalho?…………………………. 45
A experiência na formação de
crianças menores……………………………… 47
Atividade interativa………………………….. 53
PERCURSO LÚDICO 3………………………… 55
Recordações da infância de uma professora 55
A experiência na formação
de crianças maiores…………………………… 58
Atividade Interativa………………………….. 63
PERCURSO LÚDICO 4………………………… 65
Viver para brincar…………………………….. 65
Brincar para viver…………………………….. 40
Atividade Interativa………………………….. 70
CAPÍTULO 2 – BRINCADEIRAGEM
Sobre o brincar……………………………….. 73
O brincar e a organização do mundo interno 75
PERCURSO LÚDICO 5………………………… 83
Para viver o indispensável, brincar é preciso! 83
Atividade Interativa………………………….. 90
Brincar está desaparecendo?………………… 92
Atividade Interativa………………………….. 94
PERCURSO LÚDICO 6 ……………………….. 97
Memórias de um professor…………………. 97
Atividade Interativa………………………….. 103
CAPÍTULO 3 – IMAGINAR E CRESCER (REALIZAR)
Sobre imaginar………………………………… 105
Atividade Interativa………………………….. 117
PERCURSO LÚDICO 7………………………… 119
Eram muitas vezes… ………………………… 119
Para desenvolver a imaginação……………… 124
A imaginação do adulto –
uma revisita à infância……………………….. 130
Atividade Interativa………………………….. 133
CAPÍTULO 4 – INUSITADO
A arte e a infância…………………………….. 135
O ateliê de arte na educação………………… 136
Atividade Interativa………………………….. 143
Artistas e professores –
quantas possibilidades! ……………………… 145
CAPÍTULO 5 – CONHECIMENTO SE
TRANSFORMA EM SABER
A curiosidade e a descoberta………………… 147
Atividade Interativa………………………….. 152
A descoberta de si…………………………….. 155
A descoberta do outro……………………….. 156
A descoberta do mundo…………………….. 157
PERCURSO LÚDICO 8………………………… 159
Sobre brincar, imaginar, criar e curiosar …. 159
CAPÍTULO 6 – PRIORIDADES
DO FAZER NA APRENDIZAGEM
Sobre educar a infância……………………… 165
Sobre o espaço educativo……………………. 169
Sobre observar………………………………… 171
Sobre registrar…………………………………. 172
Sobre trabalhar em equipe………………….. 173
PERCURSO LÚDICO 9………………………… 175
Isolamento criativo…………………………… 175
Para pensar o papel do adulto diante dos filhos e alunos 179
Atividade Interativa………………………….. 181
REFERÊNCIAS 183
Avaliações
Não há avaliações ainda.