A Construção Simbólica na Aprendizagem – Brincar, criar, imaginar e pensar

R$60,00

ISBN 978-65-86095-65-4

Autoras: Heloísa Monte Serrat Barbosa / Laura Monte Serrat Barbosa

Formato: 14x21cm

188 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2021

 

Resumo

Aprendi (e ainda aprendo) várias coisas em minha vida. Aprender a brincar foi uma delas!!! Realizei “tão bem” esse feito que brinco em meu trabalho (e trabalho brincando) todos os dias!

Na minha caminhada profissional, fui trilhando o caminho dos esportes e da recreação, até que me deparei com possibilidades de aprofundar meus estudos no ato de brincar e segui em frente! Hoje minha atuação profissional e estudos, dentre outras questões, giram em torno dos temas: brincar, jogar, cooperar, aprender individualmente e em grupos, desenvolvimento infantil, entre outros.

A partir de todas essas experiências, com a “provocação” da Laura, e pensando em compartilhar esses conhecimentos e experiências, que resolvemos organizar este livro. Nele, trazemos questões importantes a respeito da importância de brincar, com foco na dimensão simbólica, para o desenvolvimento, principalmente, das crianças.

Caros leitores, espero que apreciem esta leitura e vivam o brincar a cada instante de suas vidas!!!

(Heloísa Monte Serrat Barbosa)

Descrição

Heloísa Monte Serrat Barbosa

Graduação em Licenciatura plena em Educação Física (UFPR).

Especialização em Psicomotricidade Relacional (FAP/CIAR) e em Psicopedagogia (PUC-PR).

Formação em Teoria e Técnica de Grupos Operativos (Síntese-PR).

Mestrado em Psicologia Social Comunitária (UTP).

 

Laura Monte Serrat Barbosa

Pedagogia (PUC-PR). Especialista em Psicologia Escolar e da Aprendizagem (PUCCamp). Formação em Psicopedagogia (CEP – Curitiba). Mestrado em Educação (UFPR).

 

Sumário

Prefácio    …………………………………………..    13

Apresentação…………………………………………    17

PERCURSO LÚDICO 1…………………………    27

      Minha infância foi ao ar livre ………………    27

CAPÍTULO 1 – IMPERMANÊNCIA

      A infância hoje – brincar e aprender……….    33

      Atividade interativa…………………………..    40

PERCURSO LÚDICO 2…………………………    45

      Brincar no trabalho?………………………….    45

      A experiência na formação de

      crianças menores………………………………    47

      Atividade interativa…………………………..    53

PERCURSO LÚDICO 3…………………………    55

      Recordações da infância de uma professora    55

      A experiência na formação

      de crianças maiores……………………………    58

      Atividade Interativa…………………………..    63

­­­­­­­­­­­­­­­­­­PERCURSO LÚDICO 4…………………………    65

      Viver para brincar……………………………..    65

      Brincar para viver……………………………..    40

      Atividade Interativa…………………………..    70

 

CAPÍTULO 2 – BRINCADEIRAGEM

      Sobre o brincar………………………………..    73

      O brincar e a organização do mundo interno    75

PERCURSO LÚDICO 5…………………………    83

      Para viver o indispensável, brincar é preciso!    83

      Atividade Interativa…………………………..    90

      Brincar está desaparecendo?…………………    92

      Atividade Interativa…………………………..    94

PERCURSO LÚDICO 6 ………………………..    97

      Memórias de um professor………………….    97

      Atividade Interativa…………………………..   103

 

CAPÍTULO 3 – IMAGINAR E CRESCER (REALIZAR)

      Sobre imaginar…………………………………   105

      Atividade Interativa…………………………..   117

PERCURSO LÚDICO 7…………………………   119

      Eram muitas vezes… …………………………   119

      Para desenvolver a imaginação………………   124

      A imaginação do adulto –

      uma revisita à infância………………………..   130

      Atividade Interativa…………………………..   133

 

CAPÍTULO 4 – INUSITADO

      A arte e a infância……………………………..   135

      O ateliê de arte na educação…………………   136

      Atividade Interativa…………………………..   143

      Artistas e professores –

      quantas possibilidades! ………………………   145

 

CAPÍTULO 5 – CONHECIMENTO SE

TRANSFORMA EM SABER

      A curiosidade e a descoberta…………………   147

      Atividade Interativa…………………………..   152

      A descoberta de si……………………………..   155

      A descoberta do outro………………………..   156

      A descoberta do mundo……………………..   157

PERCURSO LÚDICO 8…………………………   159

      Sobre brincar, imaginar, criar e curiosar ….   159

CAPÍTULO 6 – PRIORIDADES

DO FAZER NA APRENDIZAGEM

      Sobre educar a infância………………………   165

      Sobre o espaço educativo…………………….   169

      Sobre observar…………………………………   171

      Sobre registrar………………………………….   172

      Sobre trabalhar em equipe…………………..   173

PERCURSO LÚDICO 9…………………………   175

      Isolamento criativo……………………………   175

      Para pensar o papel do adulto diante dos filhos e alunos               179

      Atividade Interativa………………………….. 181

REFERÊNCIAS                183

Informação adicional

Peso 0,250 kg
Dimensões 14 × 21 × 02 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?