Descrição
Ivanilde Moreira é natural de Brejo Alegre (SP).
Possui Mestrado em Linguística Aplicada (UNICAMP). Pós-graduada em Didática e graduada em Pedagogia. Atua como consultora nas áreas de Pedagogia, Gestão Educacional, Empresarial, Municipal e Palestras em nível nacional. Foi secretária municipal de Educação no Município de Casa Branca (SP) no período de 2017 a 2020.
Sumário
APRESENTAÇÃO ………………………………………………………………… 15
INTRODUÇÃO ……………………………………………………………………. 17
CAPÍTULO I
A organização curricular da Educação Básica no Brasil ……. 21
Antecedentes ……………………………………………………………. 23
Transposição didática ou mediação didática? …………. 68
As inovações educacionais advindas da BNCC ………… 72
O processo de avaliação à luz da BNCC …………………… 81
CAPÍTULO II
A estrutura administrativo-pedagógica
da escola brasileira ……………………………………………………………. 89
A instância do planejamento educacional ……………….. 91
Projeto Político-Pedagógico e
Regimento Escolar ……………………………………………………. 93
A construção dos planejamentos de ensino …………….. 94
Planejamento do ensino …………………………………………… 95
CAPÍTULO III
O Currículo na Prática ……………………………………………………… 101
EDUCAÇÃO INFANTIL – Pré-escola – MATRIZ E
GRADE CURRICULAR ………………………………………………. 104
Distribuição de carga horária de acordo com a
matriz curricular ……………………………………………………… 105
Sugestão de rotina a partir da carga horária
contemplada na matriz curricular …………………………… 107
ENSINO FUNDAMENTAL – MATRIZ E GRADE
CURRICULAR …………………………………………………………… 109
Distribuição de carga horária de acordo com a
matriz curricular ……………………………………………………… 110
Sugestão de rotina a partir da carga horária
contemplada na matriz curricular …………………………… 111
CAPÍTULO IV
Os reflexos da BNCC e do novo currículo
na gestão escolar …………………………………………………………….. 115
Diretor (gestor de processos) …………………………………. 117
Coordenador pedagógico (gestor de talentos) ……… 120
Professor (gestor de conhecimentos) …………………….. 123
O papel da liderança educacional ………………………….. 124
A gestão escolar de um currículo orientado por
competências ………………………………………………………….. 126
O lugar no Projeto Político-Pedagógico no novo
currículo advindo da BNCC …………………………………….. 129
CONCLUSÃO …………………………………………………………………… 133
REFERÊNCIAS 137
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