Descrição
Beatriz Picolo Gimenes
Professora acadêmica em Psicologia (Centro Universitário FSA-SP). Doutora em
Ciências (Universidade Federal de São Paulo, Brasil). Psicopedagoga (UMESP).
Titular ABPp-SP. Terapeuta Familiar Sistêmica em Hospital (Psiquiatria-UNIFESP).
Titular APTF. Terapeuta em Reabilitação Visual e Estimulação Precoce-Visão
Subnormal (Oftalmologia – UNIFESP). Psicóloga Clínica Existencial Humanista.
Gestalt-Terapeuta. Psicomotricista. Prêmio Erasmus: People Expression
2020 (Europa).
Vitor da Fonseca
Professor aposentado. Catedrático em Motricidade Humana. Doutor em Educação
Especial e Reabilitação/Perturbações do Desenvolvimento (Universidade de
Lisboa, Portugal). Especialista em Avaliação e Intervenção Cognitiva
(Centro Internacional para o Desenvolvimento Humano – Jerusalém); e Funções
Executivas (Harvard School of Education – Boston). Honoris Causa – Organization
International de Psychomotricité Et Relaxation (Paris).
SUMÁRIO
PREFÁCIO
Maria Thereza Costa Coelho de Souza
APRESENTAÇÃO
Beatriz Picolo Gimenes e Vitor da Fonseca
INTRODUÇÃO
Maria Célia Rabelo Malta Campos
Eixo 1. DO ENIGMA DO JOGO AO JOGO NA MITOLOGIA,
MOTIVAÇÃO E COOPERAÇÃO
1. O ENIGMA DO JOGO
Vitor da Fonseca
2. A PRESENÇA MITOLÓGICA DOS JOGOS NA ANTIGUIDADE
Glaudiney Moreira Mendonça Junior
3. BRINQUEDO, BRINCAR E JOGO: DESEJO, EXPLORAÇÃO, MOTIVAÇÃO OU DINÂMCIA INFANTIL?
Beatriz Picolo Gimenes
4. BOARD GAMES COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO
Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida
EIXO 2. DOS JOGOS DE REGRAS AOS PRELÚDIOS DA COGNIÇÃO SOCIAL, À EDUCAÇÃO, PSICOPEDAGOGIA E ANTROPOSOFIA
5. TENDÊNCIAS FILO E ONTOGENÉTICAS DO JOGO
Vitor da Fonseca
6. O JOGO COMO MOTOR DA APRENDIZAGEM: REVISITANDO FRIEDRICH FRÖBEL NO JOGO DE SUA HISTÓRIA
Claudia Panizzolo e Alessandra Melo Secundo Paulino
7. O JOGO E SUA IMPORTÂNCIA PSICOPEDAGÓGICA NA VISÃO DA EPISTEMPOLOGIA GENÉTICA
Beatriz Picolo Gimenes
8. A PEDAGOGIA WALDORF NO ENSINO DA ARTE: O JOGO ENTRE CONCEITOS E FAZERES
Helena da Glória Medeiros Urben
EIXO 3. O JOGO DE REGRAS E A EDUCAÇÃO NA VISÃO SOCIO-HISTÓRICA, CULTURAL E FENOMENOLÓGICA-EXISTENCIAL
9. JOGO, SITUAÇÃO FICTÍCIA E REGRA SOB O APORTE EPISTEMOLÓGICO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Rogério de Melo Grillo
10. AS REGRAS DOS JOGOS E BRINCADEIRAS COMO PRODUÇÃO CULTURAL INFANTIL
Ilka Dias Bichara, Fernando Augusto Ramos Pontes e
Celina Maria Colino Magalhães
11. PROJETO DE FORMAÇÃO FENOMENOLÓGICA-EXISTENCIALISTA COM JOGOS DE REGRAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM AMBIENTES HOSPITALARES
Hiran Pinel
EIXO 4. DAS REGRAS NA NATUREZA AO
JOGO DAS HABILIDADES HUMANAS
12. O MARCO LEGAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA E O BRINCAR HEURÍSTICO: DIREITO À DIGNIDADE
Ordália Alves Almeida e Ananda Marcela Dutra Anizelli
13. GAMIFICAÇÃO NA NATUREZA: O JOGO CRIATIVO DAS HABILIDADES HUMANAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Luciana Queiroz Rodrigues Moreira
EIXO 5. O JOGO A PARTIR DA EMOÇÃO
ÀS REGRAS COM O PENSAR E AS MÃOS
14. UMA VIAGEM PELOS CONTINENTES E A DESCOBERTA DE JOGOS SENSACIONAIS
Tereza Miriam Pires Nunes e Suely Castro de Almeida Pereira
15. “JOGOS DE BOLSO” PELA VIA AFORA: DIVERTE E FORTALECE O VÍNCULO ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS
Lucyelena Amaral Picelli, Maria de Fátima de Barros e Gabriel Antonio Parra Valhejo
16. O VALOR DO JOGO DE REGRAS NA CONDUTA ENTRE PRÉ E ADOLESCENTES
Beatriz Picolo Gimenes
17. JOGOS ROBÓTICOS EDUCACIONAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES
José Rogério Santana e José Cesar Pontes Moreira
EIXO 6. O JOGO DE REGRAS NA CRIATIVIDADE, ARTE,
AUTOCONHECIMENTO, AFETIVIDADE E SAÚDE
18. JOGO DE REGRAS E A CRIATIVIDADE: O DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL CRIATIVO
Cleusa Kazue Sakamoto
19. O JOGO DE REGRAS UTILIZADO NA ARTE EM EDUCAÇÃO
Maria do Carmo Monteiro Kobayashi
20. JOGO DE REGRAS “MAHA LILAH”: O CAMINHO DA ALMA TRAÇADO EM TABULEIRO
Marta Giardini
21. ADOLESCENDO: DO JOGO DE PAPÉIS VIVENCIADO ÀS REGRAS DE CONDUTA
Beatriz Picolo Gimenes
22. O JOGO DE REGRAS NO ENSINO DE ENFERMAGEM PEDIÁTRICA
Luciana de Lione Melo e Marcela Astolphi de Souza
EIXO 7. DA LINGUAGEM E O CORPO NO JOGO À TECNOLOGIA DA SEDUÇÃO
23. ADOLESCENDO: O JOGO DE CONDUTA PELOS SENTIMENTOS E DISCURSO
Beatriz Picolo Gimenes
24. YOGA E ESTADOS DE ÂNIMO NA ESCOLA: JOGANDO COM AS EMOÇÕÕES NA ADOLESCÊNCIA
Leila Lira Peters
25. O JOGO DAS MÁSCARAS IDENTITÁRIAS NA ADOLESCÊNCIA: OS PERFIS PÚBLICOS NAS REDES SOCIAIS – o caso INSTAGRAM
Luisa Peixoto Magalhães
EIXO 8. LUDICIDADE, NEURODESENVOLVIMENTO E REABILITAÇÃO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
26. O IMPACTO DO JOGO NO NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL
Vitor da Fonseca
27. ADOLESCENDO NA TOMADA DE CONSCIÊNCIA: DO JOGO DO DISCURSO À SOCIABILIDADE COM AFETIVIDADE
Beatriz Picolo Gimenes
28. A CRIANÇA HOSPITALIZADA BRINCANDO E CONVIVENDO COM REGRAS PARA RECUPERAR A SAÚDE
Fabiane de Amorim Almeida
29. OS JOGOS DE REGRAS NO HOSPITAL NA PRÁTICA EDUCACIONAL: FOCO HUMANISTA- EXISTENCIAL PARA/E COM ADOLESCENTE
Ana Karyne Loureiro Furley e Hiran Pinel
30. BORDER GAMES VERSUS JOGOS ELETRÔNICOS NA NEUROPSICOLOGIA E NA REABILITAÇÃO DE DISTÚBIOS NEUROLÓGICOS
Sandra Regina Schewinsky
EIXO 9. A LUDICIDADE AO IDOSO E NA
TRANSGERACIONALIDADE
31. JOGOS DE REGRAS POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS AO IDOSO
Anderson Amaral, Etiene Souza Madeira, Priscilla Alfradique de Souza
32. GERONTOTECA COMO ESPAÇO DE HUMANIZAÇÃO E ESTIMULAÇÃO LÚDICA: O JOGO DE REGRAS COMO MANTENEDOR DA SAÚDE
Anderson Amaral e Adriana Limeira do Nascimento
33. A BRINCOTERAPIA COMO RECURSO SOCIOEDUCATIVO E TERAPÊUTICO DURANTE A VIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Bruno Miguel Martins C. Trindade
PÓSFACIO
Francisco Baptista Assumpção Jr.
Avaliações
Não há avaliações ainda.