Descrição
Saturnino De La Torre
Professor emérito da Universidade de Barcelona. Promotor e presidente da
Associação para a Criatividade (ASOCREA) no período inicial de 2001 a 2006.
Diretor da revista Creatividad y Sociedad. Promotor e coordenador da Rede
internacional de Escolas Criativas (RIEC). Prêmio Ricardo Marín de
Criatividade concedido pela ASOCREA (2024). Dirige mais de 50 publicações,
a maioria delas sobre criatividade, incluindo Diálogo com a criatividade;
Aprender com os erros; Comprender y evaluar la creatividad; Aprender
dialogando; A Criatividade Esconde um Tesouro; Criadora dos conceitos
sentipensar. Polinização humana com obras, como Polinizando minha vida e
Polinização Psicopedagógica.
www.saturninotorre.es
SUMÁRIO
Prefácio………………………………………………………………………. 15
Maria Dolores Fortes Alves e
Rafael Alexandre Belo
Introdução………………………………………………………………….. 19
1
Componentes do Processo de Inovação …………………………. 23
As origens. Como usualmente se inicia uma inovação?……… 23
Natureza da mudança inovadora…………………………………… 25
Natureza da inovação educativa ……………………………………. 27
Níveis de mudança de uma inovação.
O que representa cada um?…………………………………………… 29
2
Nível de Evolução e Desenvolvimento
de uma Organização…………………………………………………….. 35
Organização relacional ou com articulação frágil……………… 36
Organização conectiva…………………………………………………. 37
Organização coesa ……………………………………………………… 38
3
Desenvolvimento da Cultura Institucional……………………… 41
Cultura estrutural ou política baseada no poder………………. 42
A cultura funcional…………………………………………………….. 43
Cultura baseada nos resultados……………………………………… 44
Cultura integradora orientada para os valores sociais………… 45
4
A Inovação e a Estratégia de Mudança Cultural………………. 47
5
Agrupamento de Professores…………………………………………. 53
Tipos de agrupamentos de professores……………………………. 54
Níveis de agrupamento……………………………………………….. 59
Postura dos professores diante da inovação……………………… 59
6
Instituições Criativas – Organizações que Aprendem,
Criam e Inovam…………………………………………………………… 63
Organizações que aprendem……………………………………… 64
Indicadores das Organizações Criativas……………………….. 68
Por vias de concluir…………………………………………………. 86
7
Os Pilares das Instituições Educacionais Avançadas…………. 89
Uma tríade conceitual: mudança, criatividade e inovação….. 89
Aproximação da mudança como conceito-chave
do novo paradigma…………………………………………………….. 91
A criatividade como mudança transformadora………………… 95
CREA en ti vida…………………………………………………………. 97
A inovação como projeção social da criatividade………………. 100
O papel iluminador da Consciência………………………………. 103
Referências………………………………………………………………….. 109
Anexos ………………………………………………………………………. 115
Valorização do instrumento VADECRIE…………………….. 117
Parâmetros e indicadores de
desenvolvimento criativo………………………………………….. 124
Questionários VADECRIE multiparâmetros ………………. 128
Utilização do instrumento VADECRIE em
Projetos ou Estudos de Pesquisa…………………………………. 151







Avaliações
Não há avaliações ainda.